a carregar...

Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

M918

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Continuidade

Coordenador(es) do Curso

Teresa Paula Almeida Cravo (tcravo@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
São objetivos deste programa: proporcionar uma formação avançada no domínio das RI, alicerçando-a nas temáticas da paz, segurança, desenvolvimento e humanitarismo; dar resposta às solicitações de uma formação que combine o aprofundamento de conhecimentos conceptuais e teóricos nestas áreas com a criação de competências avançadas de cariz metodológico e empírico, aplicadas às temáticas em análise.
Esta abordagem procura capitalizar as áreas de formação científica do corpo docente de RI e beneficiar do ambiente intelectual e académico marcado pela interdisciplinaridade que caracteriza a FEUC. A formação de excelência na área das RI é uma prioridade deste ciclo de estudos com vista à capacitação para o desempenho de funções variadas, promovendo a inserção no mercado de trabalho e incentivando a componente da internacionalização através de programas de mobilidade ao nível do espaço europeu e para além deste.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A formação que caracteriza o MRI – Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global procura dar continuidade à formação em Relações Internacionais privilegiando a análise da conflitualidade internacional. As competências obtidas habilitarão os/as estudantes a exercer uma atividade profissional em empresas, departamentos e assessorias em Ministérios e organismos públicos, organizações internacionais, organizações não-governamentais, na área diplomática ou em instituições de ensino e/ou investigação. Os objetivos deste ciclo de estudos consistem em dotar os/as estudantes de instrumentos de análise sólidos adequados a uma análise da conflitualidade internacional contemporânea e das respostas da comunidade internacional. Sendo um programa de R.I., é privilegiada uma abordagem interdisciplinar das principais dinâmicas do sistema internacional que integre a análise da atuação de diferentes atores para além dos Estados, como os movimentos transnacionais, empresas, organizações não-governamentais ou organizações internacionais.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral, presencial e diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/As mestres em Relações Internacionais – Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado; d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado. 2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da aprendizagem prévia de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto
Saídas Profissionais
Os/As mestres em Relações Internacionais - Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções múltiplas e diversas na área da política internacional, nomeadamente em organizações internacionais, em órgãos de Estado (carreira diplomática), em departamentos e gabinetes de relações internacionais de empresas, organismos públicos e organizações não-governamentais, em meios de comunicação social e em instituições de ensino e investigação.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 2.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos (66 ECTS) e a defesa com sucesso da dissertação ou relatório de estágio (54 ECTS). A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere um diploma de estudos avançados.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-02-02 a 2021-02-01
R/A-Ef 1616/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18