Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

Objetivos do Curso

São objetivos deste programa: proporcionar uma formação avançada no domínio das RI, alicerçando-a nas temáticas da paz, segurança, desenvolvimento e humanitarismo; dar resposta às solicitações de uma formação que combine o aprofundamento de conhecimentos conceptuais e teóricos nestas áreas com a criação de competências avançadas de cariz metodológico e empírico, aplicadas às temáticas em análise.
Esta abordagem procura capitalizar as áreas de formação científica do corpo docente de RI e beneficiar do ambiente intelectual e académico marcado pela interdisciplinaridade que caracteriza a FEUC. A formação de excelência na área das RI é uma prioridade deste ciclo de estudos com vista à capacitação para o desempenho de funções variadas, promovendo a inserção no mercado de trabalho e incentivando a componente da internacionalização através de programas de mobilidade ao nível do espaço europeu e para além deste.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado; d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado. 2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As mestres em Relações Internacionais - Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções múltiplas e diversas na área da política internacional, nomeadamente em organizações internacionais, em órgãos de Estado (carreira diplomática), em departamentos e gabinetes de relações internacionais de empresas, organismos públicos e organizações não-governamentais, em meios de comunicação social e em instituições de ensino e investigação.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral, presencial e diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 2.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A formação que caracteriza o MRI – Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global procura dar continuidade à formação em Relações Internacionais privilegiando a análise da conflitualidade internacional. As competências obtidas habilitarão os/as estudantes a exercer uma atividade profissional em empresas, departamentos e assessorias em Ministérios e organismos públicos, organizações internacionais, organizações não-governamentais, na área diplomática ou em instituições de ensino e/ou investigação. Os objetivos deste ciclo de estudos consistem em dotar os/as estudantes de instrumentos de análise sólidos adequados a uma análise da conflitualidade internacional contemporânea e das respostas da comunidade internacional. Sendo um programa de R.I., é privilegiada uma abordagem interdisciplinar das principais dinâmicas do sistema internacional que integre a análise da atuação de diferentes atores para além dos Estados, como os movimentos transnacionais, empresas, organizações não-governamentais ou organizações internacionais.

Coordenador(es) do Curso

Sarah Carreira da Mota
uc45264@uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos (66 ECTS) e a defesa com sucesso da dissertação ou relatório de estágio (54 ECTS). A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere um diploma de estudos avançados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/As mestres em Relações Internacionais – Paz, Desenvolvimento e Intervencionismo Global possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: M918

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1616/2011

2011-03-18

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação