a carregar...

Doutoramento em Engenharia Química

Departamento de Engenharia Química

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5146

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

4 Ano(s)

Créditos ECTS

240.0

Propina Anual

2750.0 €

Coordenador(es) do Curso

António Alberto Torres Garcia Portugal (atp@eq.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Margarida Maria João de Quina (guida@eq.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Pretende-se que os doutorandos desenvolvam competências, aptidões e métodos de investigação no domínio da Engenharia Química que lhes permitam exercer funções em empresas industriais e de serviços, em laboratórios e institutos de investigação, no Ensino Superior e na administração pública em geral. Esta formação permite complementar conhecimentos na área da Engenharia Química, para uma formação mais avançada e atualizada neste âmbito, e também criar condições para estudantes de outras áreas que pretendam desenvolver trabalhos neste domínio científico.
Os detentores deste grau ficarão solidamente preparados para desempenhar cargos de elevada exigência tecnológica de nível nacional e internacional e serão detentores de uma experiência de investigação em Engenharia Química que lhes permitirá uma integração facilitada em departamentos de I&D de empresas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os estudantes devem ter capacidade de compreensão sistemática do domínio científico de estudo revelando competências e domínio dos métodos de investigação associados à área de Engenharia Química. Tendo em conta elevados padrões de qualidade e integridade, espera-se que o doutorado desenvolva a capacidade de conceber, projectar, adaptar e realizar trabalho de investigação relevante e original de uma forma autónoma e responsável. Estas aptidões são alicerçadas na experiência entretanto adquirida no programa doutoral e no conjunto de trabalhos de investigação realizados e devidamente arbitrado por pares e divulgados no âmbito nacional e internacional. A análise critica, a avaliação e síntese de novas e complexas ideias são competências inestimáveis para a sua actividade futura. A experiência adquirida na escrita e apresentação pública da tese e de publicações científicas em revistas da especialidade é uma alavanca preciosa para promover o progresso tecnológico, social ou cultural da sociedade em geral.
Regime de Estudo
Regime de Tempo Integral, Presencial e Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Estudos/projetos Post-Doc; Carreira Docente Universitária ou Politécnica; Engenheiro responsável por I&D
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao ingresso no Doutoramento em Engenharia Química:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Engenharia Química ou qualquer outra formação apropriada, nomeadamente, Química, Química Industrial, Bioquímica, Biologia, Ciências Farmacêuticas, Física, Matemática, outras Engenharias ou Ciências da Saúde.
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É passível ser reconhecida formação prévia a detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Coordenação do Doutoramento e pelo conselho científico da FCTUC como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos. Este reconhecimento traduzir-se-á na creditação de ECTS na parte curricular do curso de Doutoramento, podendo ser creditadas quaisquer unidades curriculares excepto Projeto de Tese. A creditação de ECTS em “Tese” realizar-se-á de acordo com as regras definidas no artigo 4º do Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação do Doutoramento em Engenharia Química tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na redação atual
Saídas Profissionais
- Indústrias Químicas: papel, celulose, cerâmica e vidro, cimentos, petroquímica, plásticos, detergentes, tintas, têxtil.
- Ambiente- estações de tratamento de efluentes domésticos (ETAR) e industriais (ETARI), consultoria e licenciamento industrial e ambiental, qualidade & ambiente.
- Indústria farmacêutica e biotecnológica.
- Indústria alimentar e agroalimentar.
- Sector público: administração central e regional.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a confirmar a aquisição de competências e conhecimentos pelos estudantes, o desenvolvimento de espírito crítico, da capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. A avaliação deste programa doutoral segue o regulamento pedagógico e académico da UC. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária.
Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente.
A classificação de cada estudante, em cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública.
A Tese será discutida publicamente e avaliada por um júri constituído de acordo com o Artigo 78º do Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, publicado no DR, 2ª Série – 116, de 17 de junho de 2015.
Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-04-06 a 2021-04-05
R/A-Ef 1528/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18