Curso de Formação Scratch@EnsinoBásico

Objetivos do Curso

Consciencializar os professores para o papel do Scratch na promoção do pensamento computacional.
Sensibilizar os professores para a possibilidade das crianças aprenderem coisas sérias, como o pensamento computacional, a brincar, a jogar e a serem desafiadas.
Convidar os professores para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, incluindo competências de raciocínio e resolução de problemas, trabalho colaborativo, competências interpessoais.
Proporcionar diversas experiências de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos curriculares do 1º e 2º ciclos.

Condições de Acesso e Ingresso

Satisfazer os pré-requisitos do curso: Habilitações académicas adequadas ao exercício das funções de Docentes dos 1º ou 2º ciclos do Ensino Básico.
Para efeitos de avaliação e seriação de candidaturas será realizada uma avaliação curricular.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

B-learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

À luz do Regime Jurídico da Formação Contínua e da Carta Circular nº 3/2007 do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, a avaliação dos formandos basear-se-á na análise do seu desempenho — quantitativa e qualitativa — e terá em conta a sua participação nas atividades do curso e os resultados obtidos nos trabalhos que serão propostos ao longo do curso. Existirão atividades, bem como um projeto que terá subjacente uma abordagem transversal e interdisciplinar do currículo de determinado ano do 1º ou 2º ciclo, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos. Em particular, visa considerar as novas metas curriculares e refletir sobre as suas implicações pedagógicas. No final, cada projeto será partilhado, discutido e apresentado, criando-se um espaço para a partilha de experiências e de materiais curriculares.
Exige-se a realização de todas as atividades e o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação. A escala aplicada será a prevista no âmbito dos cursos acreditados pelo CCPFC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer ferramentas pedagógicas e tecnológicas capazes de cultivar, nos alunos, a literacia computacional.
Saber usar o Scratch como ferramenta auxiliar na prática docente e em atividades lúdicas.
Proceder à conceção e concretização de práticas educativas inovadoras, suportadas pelo Scratch, capazes de se constituírem como abordagens significativas do pensamento computacional.
Saber utilizar recursos do Scratch para uma nova dinamização pedagógica dos alunos em atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Scratch@EnsinoBásico

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2022-03-07 a 2025-03-07

Documentos