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Curso de Formação Scratch@EnsinoBásico

Departamento de Engenharia Informática

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Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

3 Mês(es)

Créditos ECTS

2.0

Objetivos Gerais do Curso
Consciencializar os professores para o papel do Scratch na promoção do pensamento computacional.
Sensibilizar os professores para a possibilidade das crianças aprenderem coisas sérias, como o pensamento computacional, a brincar, a jogar e a serem desafiadas.
Convidar os professores para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, incluindo competências de raciocínio e resolução de problemas, trabalho colaborativo, competências interpessoais.
Proporcionar diversas experiências de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos curriculares do 1º e 2º ciclos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Conhecer ferramentas pedagógicas e tecnológicas capazes de cultivar, nos alunos, a literacia computacional.
Saber usar o Scratch como ferramenta auxiliar na prática docente e em atividades lúdicas.
Proceder à conceção e concretização de práticas educativas inovadoras, suportadas pelo Scratch, capazes de se constituírem como abordagens significativas do pensamento computacional.
Saber utilizar recursos do Scratch para uma nova dinamização pedagógica dos alunos em atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
Regime de Estudo
B-learning
Condições de Acesso e Ingresso

- Ser maior de 18 anos;
- Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;
- Satisfazer os pré-requisitos do curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra
Regras de Avaliação e Classificação
À luz do Regime Jurídico da Formação Contínua e da Carta Circular nº 3/2007 do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, a avaliação dos formandos basear-se-á na análise do seu desempenho — quantitativa e qualitativa — e terá em conta a sua participação nas atividades do curso e os resultados obtidos nos trabalhos que serão propostos ao longo do curso. Existirão atividades, bem como um projeto que terá subjacente uma abordagem transversal e interdisciplinar do currículo de determinado ano do 1º ou 2º ciclo, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos. Em particular, visa considerar as novas metas curriculares e refletir sobre as suas implicações pedagógicas. No final, cada projeto será partilhado, discutido e apresentado, criando-se um espaço para a partilha de experiências e de materiais curriculares.
Exige-se a realização de todas as atividades e o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação. A escala aplicada será a prevista no âmbito dos cursos acreditados pelo CCPFC.
Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Trimestre(s)
Data de início: 01-09-2017
Data de fim: 29-12-2017
2º Trimestre(s)
Data de início: 02-01-2018
Data de fim: 30-03-2018
3º Trimestre(s)
Data de início: 02-04-2018
Data de fim: 31-07-2018
Acreditações
CCPFC/ACC-86789/16 - CCPFC
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
Período(s)
  • 2016-03-31 a 2019-03-31