Mestrado em Antropologia Médica e Saúde Global

Objetivos do Curso

O Mestrado de Antropologia Médica e Saúde Global tem como principal objetivo fornecer um amplo conhecimento sobre os temas de saúde e doença, considerando-se assim, além da dimensão biológica, os fatores culturais, socioeconómicos (micro/macro), políticos e ecológicos que também influenciam as respostas das populações a problemas de saúde. Pretende-se transmitir um sólido conhecimento que forneça instrumentos que permitem melhor caracterizar os padrões de saúde nos mais diversos contextos – rurais, semiurbanos, urbanos, sociedades em desenvolvimento ou industriais - e assim melhor compreender como as mudanças da globalização têm um impacto local nas vidas e saúde de pessoas e comunidades.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Antropologia, Biologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Sociologia, Enfermagem, Técnicos Superiores de Saúde e outras áreas das Ciências Sociais e Humanas; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a); c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pelo Conselho Científico da FCTUC; d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC. 2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Antropologia Médica e Saúde Global confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em Centros de Saúde, Hospitais e outras entidades no âmbito de cuidados de saúde assim como em Organizações Não Governamentais (ONG). Os alunos com esta formação poderão aplicar os princípios de conhecimento etnográfico derivado da sua aprendizagem e delinear projetos de implementação de políticas de saúde e de intervenção nas comunidades.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral, presencial e diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública através da ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Preparar profissionais com competências para responder aos seguintes problemas na área da saúde:
- saber caracterizar o padrão de saúde em vários contextos sociais, políticos e económicos
- saber intervir nos problemas de saúde decorrentes de migração das zonas rurais para as zonas urbanas e o consequente aparecimento de novas doenças
- saber desenvolver estratégias para uma melhor compreensão e resolução dos efeitos da globalização na saúde das pessoas e comunidades
- saber compreender melhor os valores culturais e crenças sobre a doença
- saber intervir em contextos políticos das doenças infecciosas, doenças crónicas, estados de malnutrição e violência

Coordenador(es) do Curso

Cristina Maria Proença Padez
cpadez@antrop.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Fernando José Pereira Florêncio
fjpf@ci.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

De acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, regulamento nº 191/2014, publicado em Diário da Republica, 2ª série nº 93 de 15 de Maio de 2014.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Programa de Doutoramento em Antropologia

Plano de Estudos

Antropologia Médica e Saúde Global

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M907

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-07-21 a 2021-07-20
Direcção Geral de Ensino Superior
2016-04-13