Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde

Objetivos do Curso

Este Programa, é oferecido como uma forma privilegiada de promoção e consolidação de uma estratégia que estimule o desenvolvimento de projetos de investigação interdisciplinares na área das ciências biomédicas, tirando proveito das competências e recursos de excelência existentes na Escola. Para isso é necessário criar as condições que estimulem um diálogo próximo, efetivo e frutífero entre investigadores com formação clínica e básica, potenciando o melhor que a Escola tem em cada uma das áreas. O objetivo principal do programa é o de contribuir para a formação de excelência em áreas científicas de reconhecido mérito, e consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico da FMUC, promovendo sinergias e maximizando a complementaridade dos recursos técnicos e metodológicos existentes, reforçando, de uma forma muito particular, a colaboração entre a ciência básica e clínica. Neste contexto, o aluno, no âmbito do seu projeto de doutoramento, será o catalisador desta estratégia de interação entre áreas/ disciplinas.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre em Medicina ou em Medicina Dentária, ou numa área de Ciências da Saúde;
b) Os licenciados em Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Enfermagem, Tecnologias da Saúde ou em outras áreas científicas consideradas relevantes pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Docência Universitária/Investigação científica/Exercício Profissional Qualificado.

Regime de Estudo

Diurno, Regime de tempo integral e Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação, no âmbito de cada Unidade Curricular será definida, previamente, pelo seu Coordenador, que a dará a conhecer aos alunos. Tipicamente, a avaliação será feita recorrendo a uma escala de 0-20, sendo necessária uma classificação igual ou superior a 10 para obter a aprovação à Unidade Curricular. Dependendo da Unidade Curricular e dos critérios definidos, a avaliação poderá ser feita de uma forma contínua, com base em um ou vários exames escritos, e/ ou na apresentação e discussão de artigos científicos e propostas de projetos de investigação.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A aprendizagem e prática médica na era pós-genómica são indissociáveis da investigação científica. Este Programa tem como principal objetivo fornecer competências específicas para uma melhor compreensão do carácter multidisciplinar da investigação contemporânea em ciências da saúde, e ainda fornecer ferramentas essenciais para uma atualização permanente face aos novos avanços nesta área do conhecimento. Assim, este Programa pretende fornecer aos alunos uma perspetiva abrangente e holística da investigação em ciências da saúde, encorajando a inter- e multidisciplinaridade como forma de promover projetos de investigação transversais e transdisciplinares de elevado mérito científico e técnico, onde se abordem, de uma forma complementar, temáticas relacionadas com a medicina, enfermagem, ciências biomédicas e tecnologias da saúde. Para isso, o estudante deverá ser capaz de identificar, no momento atual, as áreas de investigação com maior potencial científico, tecnológico e impacto em ciências da saúde. Em termos técnicos e metodológicos, o estudante deverá ser capaz de identificar uma questão científica atual e pertinente, elaborar uma proposta de um projeto de investigação científica, multidisciplinar, inovador e competitivo, de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade científica, integrando de forma adequada, coerente e critica, as ferramentas e abordagens experimentais que melhor respondem às questões científicas levantadas. No decurso do trabalho conducente à sua tese de doutoramento, o aluno deverá ser capaz de entender as várias vertentes do processo de investigação científica, desenvolvendo, de forma autónoma e independente, um conjunto de técnicas de investigação que lhe permita testar a sua hipótese de estudo.

Coordenador(es) do Curso

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão
hgirao@ibili.uc.pt

Joaquim Carlos Neto Murta
jmurta@netcabo.pt

Coordenador de mobilidade

João Miguel Marques Santos
uc15896@uc.pt

Ricardo José David Costa Vieira
ricardo.vieira@portugalmail.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL n.º 74/2006, de 24/3, alterado pelos DL n.º 107/2008, de 25/6, 230/2009, de 14/9, retificado pela Decl. de Retif. n.º 81/2009, de 27/10, e DL n.º 115/2013, de 7/8, com republicação; Portª n.º 782/2009, de 23/7. Despacho n.º 8329/2007 (2.ª Série), de 9/5

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde, os alunos terão que completar, com sucesso, a parte curricular do Programa, à qual são atribuídos 60 ECTS, e obter aprovação na tese, a que correspondem 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija como base um doutoramento, nomeadamente o acesso a estudos de Pós-Doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
Ciências Biomédicas
Medicina

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5416

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2500.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023
2º Semestre
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-12-23 a 2021-12-22
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A - CR 320/2015

2016-01-13

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Publicação em Diário da republica

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração