a carregar...

Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde

Faculdade de Medicina

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5416

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

4 Ano(s)

Créditos ECTS

240.0

Propina Anual

2500.0 €

Coordenador(es) do Curso

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão (hgirao@ibili.uc.pt)

Joaquim Carlos Neto Murta (jmurta@netcabo.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Este Programa, é oferecido como uma forma privilegiada de promoção e consolidação de uma estratégia que estimule o desenvolvimento de projetos de investigação interdisciplinares na área das ciências biomédicas, tirando proveito das competências e recursos de excelência existentes na Escola. Para isso é necessário criar as condições que estimulem um diálogo próximo, efetivo e frutífero entre investigadores com formação clínica e básica, potenciando o melhor que a Escola tem em cada uma das áreas. O objetivo principal do programa é o de contribuir para a formação de excelência em áreas científicas de reconhecido mérito, e consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico da FMUC, promovendo sinergias e maximizando a complementaridade dos recursos técnicos e metodológicos existentes, reforçando, de uma forma muito particular, a colaboração entre a ciência básica e clínica. Neste contexto, o aluno, no âmbito do seu projeto de doutoramento, será o catalisador desta estratégia de interação entre áreas/ disciplinas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A aprendizagem e prática médica na era pós-genómica são indissociáveis da investigação científica. Este Programa tem como principal objetivo fornecer competências específicas para uma melhor compreensão do carácter multidisciplinar da investigação contemporânea em ciências da saúde, e ainda fornecer ferramentas essenciais para uma atualização permanente face aos novos avanços nesta área do conhecimento. Assim, este Programa pretende fornecer aos alunos uma perspetiva abrangente e holística da investigação em ciências da saúde, encorajando a inter- e multidisciplinaridade como forma de promover projetos de investigação transversais e transdisciplinares de elevado mérito científico e técnico, onde se abordem, de uma forma complementar, temáticas relacionadas com a medicina, enfermagem, ciências biomédicas e tecnologias da saúde. Para isso, o estudante deverá ser capaz de identificar, no momento atual, as áreas de investigação com maior potencial científico, tecnológico e impacto em ciências da saúde. Em termos técnicos e metodológicos, o estudante deverá ser capaz de identificar uma questão científica atual e pertinente, elaborar uma proposta de um projeto de investigação científica, multidisciplinar, inovador e competitivo, de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade científica, integrando de forma adequada, coerente e critica, as ferramentas e abordagens experimentais que melhor respondem às questões científicas levantadas. No decurso do trabalho conducente à sua tese de doutoramento, o aluno deverá ser capaz de entender as várias vertentes do processo de investigação científica, desenvolvendo, de forma autónoma e independente, um conjunto de técnicas de investigação que lhe permita testar a sua hipótese de estudo.
Regime de Estudo
Diurno, Regime de tempo integral e Presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija como base um doutoramento, nomeadamente o acesso a estudos de Pós-Doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre em Medicina ou em Medicina Dentária, ou numa área de Ciências da Saúde;
b) Os licenciados em Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Enfermagem, Tecnologias da Saúde ou em outras áreas científicas consideradas relevantes pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento de créditos ECTS obtidos em outros programas doutorais ou similares em Portugal ou no estrangeiro poderá ser requerido à Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde, de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e Experiência Profissional da UC (Regulamento nº 191/2014, de 15 de maio).
Enquadramento Legal da Qualificação
DL n.º 74/2006, de 24/3, alterado pelos DL n.º 107/2008, de 25/6, 230/2009, de 14/9, retificado pela Decl. de Retif. n.º 81/2009, de 27/10, e DL n.º 115/2013, de 7/8, com republicação; Portª n.º 782/2009, de 23/7. Despacho n.º 8329/2007 (2.ª Série), de 9/5
Saídas Profissionais
Docência Universitária/Investigação científica/Exercício Profissional Qualificado.
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação, no âmbito de cada Unidade Curricular será definida, previamente, pelo seu Coordenador, que a dará a conhecer aos alunos. Tipicamente, a avaliação será feita recorrendo a uma escala de 0-20, sendo necessária uma classificação igual ou superior a 10 para obter a aprovação à Unidade Curricular. Dependendo da Unidade Curricular e dos critérios definidos, a avaliação poderá ser feita de uma forma contínua, com base em um ou vários exames escritos, e/ ou na apresentação e discussão de artigos científicos e propostas de projetos de investigação.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde, os alunos terão que completar, com sucesso, a parte curricular do Programa, à qual são atribuídos 60 ECTS, e obter aprovação na tese, a que correspondem 180 ECTS.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 04-09-2017
Data de fim: 15-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-12-23 a 2021-12-22
R/A - CR 320/2015 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-01-13