Curso de Formação Latim Elementar I

Objetivos do Curso

O ‘Curso de Latim elementar I’ propõe-se oferecer uma introdução à língua latina como chave de acesso ao património histórico e cultural do Ocidente.
O curso integra um forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua). Pretende assim ser também um auxílio para todos quantos desejam conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua. No final do curso, o aluno conhece noções básicas de fonética da língua latina e familiariza-se com a leitura. O aluno conhece as noções de tema e desinência; conhece as noções de declinação e caso na sua relação com a função lógico-sintática; conhece a noção de enunciação. O aluno conhece as declinações de tema em –a e de tema em –o e os adjectivos de1ª classe. O aluno conhece o pronome pessoal e alguns pronomes demonstrativos. O aluno conhece a conjugação verbal dos tempos do infectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente. O aluno conhece alguns advérbios e preposições e familiariza-se com alguns complementos circunstanciais. O aluno adquire algum vocabulário. O aluno é capaz de compreender e produzir enunciados simples. O aluno é capaz de reconhecer algumas relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.

Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

NA

Regime de Estudo

À distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Latim

Regras de Avaliação

Classificação final: de 0 a 20

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes desenvolvem competências no estabelecimento de relações etimológicas entre léxico português e léxico latino. Desenvolvem competências no domínio da leitura e compreensão de enunciados simples e na produção de enunciados igualmente simples no âmbito da língua latina.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

NA

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Ter, no mínimo, o nível de proficiência B1 na Língua Portuguesa

Acesso a um Nível de Estudos Superior

NA

Plano de Estudos

Latim Elementar I

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 40 HORAS

Créditos ECTS: 1.5


Candidaturas

Avisos de Abertura


Ligações