a carregar...

Curso de Formação A Geografia das Migrações no Cinema. Abordagem Didática em Contexto de Sala de Aula

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

54 HORAS

Créditos ECTS

2.0

Objetivos Gerais do Curso
Adquirir conhecimentos teóricos na temática da geografia das migrações (conceitos, teorias e modelos); analisar as características dos diversos ciclos migratórios portugueses - séc.XX e XXI; refletir sobre o papel dos imigrantes na sociedade e na paisagem portuguesa; identificar e analisar recursos fílmicos com interesse para explorar em contexto de sala de causa; construir instrumentos de trabalho relacionando a perspetiva cinematográfica com os conteúdos teóricos em geografia das migrações.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os formandos deverão ser capazes de utilizar o filme como instrumento de trabalho em contexto didático de sala de aula. Para isso deverão cruzar três dimensões: os conteúdos programáticos dos diversos níveis da disciplina de Geografia; a abordagem teórico-científica resultante da investigação académica em geografia das migrações; o cinema como área e o filme como instrumento de trabalho didático.
Regime de Estudo
Ensino a Distância
Condições de Acesso e Ingresso

Ser maior de 18 anos; reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet; ser licenciado em Geografia ou noutras áreas do saber relacionadas com o tema do curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na UC)
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação consistirá na apresentação de um “Caderno de Materiais – Análise Fílmica em Geografia das Migrações”, com os instrumentos de trabalho construídos pelos formandos. Valerá 100% da nota final, que terá um carácter quantitativo (insuficiente – 1 a 4,9 valores; regular – 5 a 6,4 valores; bom – 6,5 a 7,9 valores; muito bom – de 8 a 8,9 valores e excelente – de 9 a 10 valores), nos termos da carta circular n.º3/2007 do CCPFC.
Não serão certificados os formandos que, no final da ação, não obtenham uma classificação mínima de 5 valores. A aprovação dos formandos depende ainda da realização de todas as atividades previstas ao longo do curso.
Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- CCPFC
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
Período(s)
  • 2014-09-15 a 2017-09-15