a carregar...

Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Entidade parceira : Universidade Católica Portuguesa

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Código DGES

PA26

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

6 Semestre(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2770.0 €

Coordenador(es) do Curso

Cristina Maria Pinto Albuquerque (crisalbuquerque@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O PIUDSS visa desenvolver as capacidades de análise crítica de problemas, políticas e práticas sociais, contribuindo para o desenvolvimento social e económico do país, bem como para potenciar a produção de conhecimento científico em qualquer dos domínios de intervenção do SS e da Política S. Assim pretende-se contribuir para:
a) A reflexão crítica sobre a invest. em SS e fomentar competências de análise científica das questões sociais, políticas e profissionais que subjazem ao(s) seu(s) campo(s) de intervenção;
b) O desenvolvimento/consolidação da invest. científica em SS, o progresso científico e relevância social das IES associadas por via de redes de invest. científica e pesquisas adequadas às necessidades das comunidades e requisitos de excelência;
c) A formação de quadros altamente especializados, com competências aprofundadas ao nível da conceção, implementação e avaliação de metodologias/ processos de intervenção social e de políticas sociais.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O objetivo do CE é o de formar especialistas capazes de des./consolidar um pensamento heurístico e complexo sobre a realidade social/económica,bem como sobre as políticas públicas e respetivos impactes,numa perspetiva de reflexividade e transformação das práticas sociais.No final do programa,os doutorados devem pois ter des. comp.esp.para:
A compreensão sistemática e aprof. da realidade social e um conh.alargado e atualizado dos paradigmas de SS,dos seus conceitos,teorias,métodos e técnicas
O desenv. de comp.de inv. e a respetiva aplicabilidade no campo sociopolítico
A conceção,planeamento e realização de uma inv.na área do SS,respeitando parâmetros exigentes de qualidade e integridade académicas
A análise crítica,a avaliação e a disseminação de ideias inovadoras e complexas
A comunicação com a comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área científica do SS e,em particular,sobre a sua especificidade,tornando claros os fundamentos,os procedi/tos e as conclusões das suas análises.
Regime de Estudo
Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não aplicável.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, em Serviço Social ou áreas afins;
b) Os titulares de grau de licenciado em Serviço Social ou áreas afins, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelos órgãos científicos legal e estatutariamente competentes das universidades em associação sob parecer da Comissão Científica e Coordenadora do Programa de Doutoramento
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelos órgãos científicos legal e estatutariamente competentes das universidades em associação onde pretendem ser admitidos sob parecer da Comissão Científica e Coordenadora do Programa de Doutoramento;
2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional é efetuada nos termos do previsto no Regulamento n.º 191/2014, de 15 de Maio.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual
Saídas Profissionais
Os detentores do Doutoramento em Serviço Social poderão aceder, de forma preferencial, à carreira académica, à investigação científica, a cargos de Direção e coordenação, de planeamento e avaliação de políticas públicas e sociais e organismos públicos ou privados.
Regras de Avaliação e Classificação
A qualificação final, nos termos do artº 36º, Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro e retificado pela declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de Outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto) e do Regulamento do PIUD em SS aprovado pelos órgãos científicos das duas unidades orgânicas em associação, é atribuída pelo júri constituído para o efeito, nos termos do artigo 34.º do mesmo diploma, consideradas as classificações obtidas nas unidades curriculares do Curso de Doutoramento e o mérito da Tese de Doutoramento apreciado no ato público de defesa.
A aprovação no Curso de Doutoramento pressupõe a obtenção de 60 ECTS. A classificação a atribuir é expressa no intervalo de 10 a 20 valores, na escala numérica de 0 a 20, e no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. Pela conclusão do Curso será atribuído um Diploma de Estudos Avançados no domínio científico do Curso.
A inscrição na Tese de Doutoramento pressupõe, como requisito obrigatório, a aprovação a todas as unidades curriculares do Curso de Doutoramento, e a obtenção de uma classificação mínima quantitativa de 14 valores e qualitativa de Bom, bem como a apresentação e aprovação prévia, perante um júri constituído para o efeito, do Projeto de Tese.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de Doutor é conferido aos candidatos que tenham obtido aprovação no Curso de Doutoramento e no ato público de defesa da Tese Final, nos termos dos artigos 31.º e 35.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de fim: 22-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 31-05-2017
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-08-12 a 2021-08-11
R/A - CR 309/2015 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-12-11