Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Objetivos do Curso

Aprofundar os conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física, no desenvolvimento curricular e na gestão e administração escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Como formação especializada para o ensino, são competências a desenvolver no aluno: o domínio de processos de investigação em educação, o desenvolvimento de projetos de investigação-ação, curriculares e de ação pedagógica adequados a contextos diversos, o desenvolvimento da ética profissional a partir da avaliação das implicações e responsabilidades sociais resultantes das suas decisões, individuais e coletivas, a promoção da aprendizagem ao longo da vida, apoiada na experiência, na investigação e na supervisão pedagógica.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os/as candidatos/as que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual.

b) Terem obtido, nessa licenciatura ou em outros Ciclos de estudo do ensino superior, 120 créditos (ECTS) na área científica de Desporto ou de Educação Física.

c) Terem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

2 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea a) e c) do ponto 1, mas não a alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea b) e c), do ponto 1, mas não a alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCDEFUC e tenha obtido nas áreas de docência no mínimo 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Professor de Educação Física dos ensinos Básico e Secundário, com manutenção das várias possibilidades de saídas profissionais inerentes ao perfil da licenciatura de banda larga.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O mestrado promove uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares de intervenção profissional nos ensinos básico e secundário, designadamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional aplicada e da administração escolar.

Coordenador(es) do Curso

Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
elsasilva@fcdef.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual e Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O mestrado termina com uma unidade curricular de Relatório de estágio, em que o aluno submete em provas públicas, um relatório critico com base no estágio profissional realizado. O relatório é apreciado por um júri.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os alunos que completam este curso podem ter acesso a vários cursos de doutoramento nas áreas científicas da Educação Física e Desporto, designadamente o oferecido pela FCDEF.

Plano de Estudos

Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ano lectivo
2026-2027

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6454

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 07-09-2026
Data de fim: 18-12-2026
2º Semestre
Data de início: 08-02-2027
Data de fim: 20-05-2027

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A - Ef 1515/2011/AL01

2025-08-27

Documentos

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República

Decisão_Conselho_de_Administração

Pronúncia

Proposta de alteração do ciclo de estudos

Registo da DGES

Publicação em Diário da República

Guião de autoavaliação

Relatório final Comissão de Avaliação Externa