Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Objetivos do Curso

Aprofundar os conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física, no desenvolvimento curricular e na gestão e administração escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Como formação especializada para o ensino, são competências a desenvolver no aluno: o domínio de processos de investigação em educação, o desenvolvimento de projetos de investigação-ação, curriculares e de ação pedagógica adequados a contextos diversos, o desenvolvimento da ética profissional a partir da avaliação das implicações e responsabilidades sociais resultantes das suas decisões, individuais e coletivas, a promoção da aprendizagem ao longo da vida, apoiada na experiência, na investigação e na supervisão pedagógica.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os/as candidatos/as que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual.

b) Terem obtido, nessa licenciatura ou em outros Ciclos de estudo do ensino superior, 120 créditos (ECTS) na área científica de Desporto ou de Educação Física.

c) Terem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

2 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea a) e c) do ponto 1, mas não a alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea b) e c), do ponto 1, mas não a alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCDEFUC e tenha obtido nas áreas de docência no mínimo 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Professor de Educação Física dos ensinos Básico e Secundário, com manutenção das várias possibilidades de saídas profissionais inerentes ao perfil da licenciatura de banda larga.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O mestrado promove uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares de intervenção profissional nos ensinos básico e secundário, designadamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional aplicada e da administração escolar.

Coordenador(es) do Curso

Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
elsasilva@fcdef.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual e Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O mestrado termina com uma unidade curricular de Relatório de estágio, em que o aluno submete em provas públicas, um relatório critico com base no estágio profissional realizado. O relatório é apreciado por um júri.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os alunos que completam este curso podem ter acesso a vários cursos de doutoramento nas áreas científicas da Educação Física e Desporto, designadamente o oferecido pela FCDEF.

Plano de Estudos

Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ano lectivo
2026-2027

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6454

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 07-09-2026
Data de fim: 18-12-2026
2º Semestre
Data de início: 08-02-2027
Data de fim: 20-05-2027

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A - Ef 1515/2011/AL01

2025-08-27

Documentos

Decisão_Conselho_de_Administração

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República

Pronúncia

Registo da DGES

Proposta de alteração do ciclo de estudos

Publicação em Diário da República

Guião de autoavaliação