Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Objetivos do Curso

Aprofundar os conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física, no desenvolvimento curricular e na gestão e administração escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Como formação especializada para o ensino, são competências a desenvolver no aluno: o domínio de processos de investigação em educação, o desenvolvimento de projetos de investigação-ação, curriculares e de ação pedagógica adequados a contextos diversos, o desenvolvimento da ética profissional a partir da avaliação das implicações e responsabilidades sociais resultantes das suas decisões, individuais e coletivas, a promoção da aprendizagem ao longo da vida, apoiada na experiência, na investigação e na supervisão pedagógica.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os candidatos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto;
b) Terem obtido, nessa licenciatura ou em outros ciclos de estudos do ensino superior, 120 créditos (ECTS) na área científica de Desporto ou de Educação Física, podendo ainda ser admitidos candidatos titulares de um curso de 1º ciclo com o número mínimo de 90 ECTS nas áreas referidas, sendo que nestes casos o candidato terá que realizar 30 ECTS em falta durante o curso de mestrado.
c) Terem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
2. Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas a) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários.
3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas b) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Professor de Educação Física dos ensinos Básico e Secundário, com manutenção das várias possibilidades de saídas profissionais inerentes ao perfil da licenciatura de banda larga.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

A avaliação final de cada unidade curricular é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovado com a obtenção de um mínimo de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didática específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O mestrado promove uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares de intervenção profissional nos ensinos básico e secundário, designadamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional aplicada e da administração escolar.

Coordenador(es) do Curso

Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
elsasilva@fcdef.uc.pt

Rui Adelino Machado Gomes
ruigomes@fcdef.uc.pt

Coordenador de mobilidade

José Pedro Leitão Ferreira
jpferreira@fcdef.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia decorre conforme estipulado no Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra (Regulamento n.º 191/2014, publicado no Diário da Repúblico, 2.ª Série, n.º 93, de 15 de maio).

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual e Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O mestrado termina com uma unidade curricular de Relatório de estágio, em que o aluno submete em provas públicas, um relatório critico com base no estágio profissional realizado. O relatório é apreciado por um júri.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os alunos que completam este curso podem ter acesso a vários cursos de doutoramento nas áreas científicas da Educação Física e Desporto, designadamente o oferecido pela FCDEF.

Plano de Estudos

Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6454

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-07-23 a 2018-07-22
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18