a carregar...

Mestrado em Biocinética

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

6965

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

4 Semestre(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Especialização Avançada

Coordenador(es) do Curso

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares (paulatavares@fcdef.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carlos Eduardo Barros Gonçalves (carlosgoncalves@fcdef.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O mestrado em Biocinética permite alargar a formação dos licenciados numa área aplicada, valorizando, assim, a graduação e potenciando as suas saídas profissionais. Aprofundando os conhecimentos científicos nas ciências do desporto, em paralelo com o desenvolvimento e refinamento de competências no contexto de uma formação especializada em movimento na atividade física. Esta proposta atenderá à resolução de problemas úteis a um exercício profissional em que as capacidades de autoaprendizagem se articulem com competências aprofundadas de investigação.
O mestrado visa ainda uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em contextos multidisciplinares de intervenção profissional na aplicação do estudo do movimento, como por exemplo correções de postura para melhorar o desempenho do exercício físico, ou mesmo em áreas complementares da atividade física como seja, por exemplo, a ergonomia postural.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O Curso pretende aprofundar os conhecimentos científicos nas ciências do desporto, em paralelo com o desenvolvimento e refinamento de competências no contexto de uma formação especializada no movimento inerente à atividade física. Este curso atenderá à resolução de problemas úteis a um exercício profissional em que as capacidades de autoaprendizagem se articulem com competências aprofundadas de investigação. O curso visa ainda uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos e competências em contextos multidisciplinares de intervenção profissional, na aplicação do estudo do movimento ao contexto desportivo, como por exemplo correções de postura para melhorar o desempenho do exercício físico, e em áreas complementares da atividade física como a ergonomia postural.
As competências são operacionalizadas através da ordem de lecionação das unidades curriculares do plano de estudo que se pretendem um complemento de informação em crescendo. Estas competências são monitorizados pela taxa de sucesso dos alunos e respetivas classificações obtidas.
Regime de Estudo
Regime diurno / presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Possibilidade de progressão ao nível do 3º Ciclo de Bolonha.
Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere
ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia decorre conforme estipulado no Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra (Regulamento n.º 191/2014, publicado no Diário da Repúblico, 2.ª Série, n.º 93, de 15 de maio).
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelos Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, n.º 230/2009, de 14 de Setembro e n.º 115/2013, de 7 de agosto.
Saídas Profissionais
O Curso de mestrado em biocinética tem como base o estudo do movimento a partir do estudo muscular pelo que para além da investigação abre portas a todas as atividades profissionais que lidem com melhoria e análise do movimento.
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação final de cada unidade curricular é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovado com a obtenção de um mínimo de 10 valores.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Não aplicável.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-04-22 a 2019-04-21
R/A-Ef 3424/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18