Doutoramento em Discursos: Cultura, História e Sociedade

Objetivos do Curso

Promover e desenvolver conhecimento avançado, numa perspetiva inter- e transdisciplinar, que inclui os domínios dos Estudos Literários e Culturais, da História Contemporânea e da Sociologia da Cultura, para uma análise aplicada à observação e reflexão sobre a problemática dos discursos na sua relação com as práticas contemporâneas. No jogo entre discursos e práticas se constrói, poética (poiein enquanto fazer) e socialmente, aquilo a que chamamos “real”: a história, a arte, as identidades, as formas de poder.
Após conclusão do grau, o estudante deve ter adquirido conhecimentos aprofundados sobre problemas específicos da contemporaneidade e práticas discursivas contemporâneas, mas, sobretudo, ter demonstrado capacidade de investigação autónoma sobre um tema abordado do ponto de vista da transversalidade da complexidade.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;
2 - O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.
3 - É também requisito o domínio da língua inglesa num nível equivalente ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Carreira docente no Ensino Superior; carreira de investigação; trabalho em instituições culturais de diferentes tipos; indústrias culturais; revistas e outras publicações; editoras; consultores de órgãos de poder local ou outros; adidos culturais ou outro trabalho diplomático ou consular de ordem cultural.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3ºs ciclos. Sempre que se justifique, nomeadamente para a parte letiva dos 3 primeiros semestres, e com as devidas adaptações, aplica-se o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FLUC e da FEUC.
A avaliação de cada seminário assentará em apresentações orais, trabalhos escritos de índole diversa e um trabalho final, com defesa obrigatória. No final do Seminário de Investigação existirá uma prova pública, cujo júri incluirá um elemento externo, que avaliará o projeto de tese. A última prova de avaliação será a defesa pública de tese original.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolvimento de capacidades para obter e oferecer à comunidade conhecimentos especializados nos domínios dos Estudos Literários e Culturais, da História Contemporânea e da Sociologia da Cultura, nomeadamente no âmbito (a) da análise crítica dos discursos, (b) do reconhecimento crítico das representações do passado e do presente, (c) da reflexão sobre a intervenção e a participação social e o exercício da cidadania e (d) em geral, do desenvolvimento de instrumentos epistemológicos para uma reflexão sobre a contemporaneidade nos seus múltiplos aspetos.

Coordenador(es) do Curso

António Joaquim Coelho de Sousa Ribeiro
asr@fl.uc.pt

Maria Paula Abreu Pereira da Silva
pabreu@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Maria Margarida Sobral da Silva Neto
mneto@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

De acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de 240 ECTS, de acordo com o plano de estudos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Discursos: Cultura, História e Sociedade

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5925

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1425.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-07-15 a 2021-07-14
Direcção Geral de Ensino Superior
2015-08-14