a carregar...

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável

Departamento de Engenharia Civil

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2018-2019

Plano de estudos em processo de alteração para 2018/2019.

Código DGES

M835

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

3 Semestre(s)

Créditos ECTS

90.0

Categoria

Mestrado de Especialização Avançada

Coordenador(es) do Curso

Paulo Jorge Rodrigues Amado Mendes (pamendes@dec.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

João Carlos dos Santos Alves Vieira (jvieira@dec.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Mestrado pretende criar uma oferta formativa na área da engenharia civil, vocacionada especificamente para os edifícios, mas que é de interesse para outros ramos da engenharia. O curso está vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e na sua envolvente. Além da sua importância individual, estas duas temáticas apresentam, ainda, uma forte ligação a várias outras, designadamente às relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado integrado. Pretende-se ainda transmitir conhecimentos avançados nos tópicos do comportamento acústico/vibracional e termo-energético dos edifícios.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que no final deste curso de mestrado o aluno tenha adquirido conhecimentos avançados nas áreas da acústica e energia nos edifícios que lhe possibilitem:
- compreender os fenómenos físicos relecionados relevantes num edifício;
- compreender a importância das temáticas em edifícios novos e na reabilitação de edifícios;
- compreender a relevância do desempenho acústico e energético para a sustentabilidade na construção;
- analisar e propor soluções para problemas práticos nas áreas abrangidas;
- modelar e analisar de forma detalhada fenómenos acústicos e térmicos;
- conhecer os procediementos de avaliação laboratorial e in-situ do desempenho acústico e energético de sistemas e edifícios.
Regime de Estudo
Diurno, tempo integral e presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Ao conferir o grau de mestre, este curso poderá permitir o acesso a estudos de terceiro ciclo. Esse acesso será limitado pelas condicionantes específicas dos eventuais cursos de terceiro ciclo.
Condições de Acesso e Ingresso

Titulares de cursos primeiro ciclo (licenciatura) ou equivalente em Engenharia Civil ou área afim.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Não se considera o reconhecimento de aprendizagem prévia em contextos informais ou de experiência profissional prévia; poderá apenas, se solicitado, ocorrer a análise de unidades curriculares anteriormente realizadas e a sua respectiva creditação caso se justifique, após análise pela coordenação do curso. Neste processo, será seguido o “Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra”

Enquadramento Legal da Qualificação
A obtenção do grau de Mestre é atribuída de acordo com o DL 74/2006, de 24 de Março, na redação atual
Saídas Profissionais
Sendo um Mestrado de Formação Avançada, espera-se que a maioria dos alunos que frequentam o curso esteja já no mercado de trabalho, pelo que a sua perspetiva não será a de uma nova saída profissional mas sim a de valorização dos conhecimentos e a de potenciar a sua própria competitividade na área específica de atuação. Nos restantes casos, é importante referir que ao terminar o curso de Mestrado proposto com sucesso, os estudantes adquirem valências que lhes permitirão uma mais fácil integração no mercado de trabalho em áreas relacionadas com a avaliação acústica e projeto acústico de edifícios e projeto térmico e auditoria energética de edifícios, quer na perspetiva da construção nova quer da reabilitação.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente, sendo as regras de avaliação definidas individualmente para cada unidade curricular, de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Em cada uma delas, a classificação final será um valor inteiro compreendido entre 0 a 20 valores, sendo considerado aprovado o estudante que obtenha pelo menos uma classificação final mínima de 10 valores.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares do tronco comum do curso, bem como nas unidades curriculares do perfil escolhido. Adicionalmente, deverá obter aprovação na dissertação.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-06-05 a 2021-06-04
R/A-CR 138/2015 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-07-28