Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável

Objetivos do Curso

O Mestrado pretende criar uma oferta formativa na área da engenharia civil, vocacionada especificamente para os edifícios, mas que é de interesse para outros ramos da engenharia. O curso está vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e na sua envolvente. Além da sua importância individual, estas duas temáticas apresentam, ainda, uma forte ligação a várias outras, designadamente às relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado integrado. Pretende-se ainda transmitir conhecimentos avançados nos tópicos do comportamento acústico/vibracional e termo-energético dos edifícios.

Condições de Acesso e Ingresso

Titulares de cursos primeiro ciclo (licenciatura) ou equivalente em Engenharia Civil ou área afim.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Sendo um Mestrado de Formação Avançada, espera-se que a maioria dos alunos que frequentam o curso esteja já no mercado de trabalho, pelo que a sua perspetiva não será a de uma nova saída profissional mas sim a de valorização dos conhecimentos e a de potenciar a sua própria competitividade na área específica de atuação. Nos restantes casos, é importante referir que ao terminar o curso de Mestrado proposto com sucesso, os estudantes adquirem valências que lhes permitirão uma mais fácil integração no mercado de trabalho em áreas relacionadas com a avaliação acústica e projeto acústico de edifícios e projeto térmico e auditoria energética de edifícios, quer na perspetiva da construção nova quer da reabilitação.

Regime de Estudo

Diurno, tempo integral e presencial

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente, sendo as regras de avaliação definidas individualmente para cada unidade curricular, de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Em cada uma delas, a classificação final será um valor inteiro compreendido entre 0 a 20 valores, sendo considerado aprovado o estudante que obtenha pelo menos uma classificação final mínima de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que no final deste curso de mestrado o aluno tenha adquirido conhecimentos avançados nas áreas da acústica e energia nos edifícios que lhe possibilitem:
- compreender os fenómenos físicos relecionados relevantes num edifício;
- compreender a importância das temáticas em edifícios novos e na reabilitação de edifícios;
- compreender a relevância do desempenho acústico e energético para a sustentabilidade na construção;
- analisar e propor soluções para problemas práticos nas áreas abrangidas;
- modelar e analisar de forma detalhada fenómenos acústicos e térmicos;
- conhecer os procediementos de avaliação laboratorial e in-situ do desempenho acústico e energético de sistemas e edifícios.

Coordenador(es) do Curso

Paulo Jorge Rodrigues Amado Mendes
pamendes@dec.uc.pt

Coordenador de mobilidade

João Carlos dos Santos Alves Vieira
jvieira@dec.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não se considera o reconhecimento de aprendizagem prévia em contextos informais ou de experiência profissional prévia; poderá apenas, se solicitado, ocorrer a análise de unidades curriculares anteriormente realizadas e a sua respectiva creditação caso se justifique, após análise pela coordenação do curso. Neste processo, será seguido o “Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra”

Enquadramento Legal da Qualificação

A obtenção do grau de Mestre é atribuída de acordo com o DL 74/2006, de 24 de Março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares do tronco comum do curso, bem como nas unidades curriculares do perfil escolhido. Adicionalmente, deverá obter aprovação na dissertação.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Ao conferir o grau de mestre, este curso poderá permitir o acesso a estudos de terceiro ciclo. Esse acesso será limitado pelas condicionantes específicas dos eventuais cursos de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Percursos
Acústica e Vibrações em Ambiente Urbano
Energia e Ambiente Interior

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M835

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 3 Semestre(s)

Créditos ECTS: 90.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-06-05 a 2021-06-04
Direcção Geral de Ensino Superior
2015-07-28