Doutoramento em Arquitetura

Objetivos do Curso

Os objetivos do curso centram-se na aquisição de conhecimentos aprofundados em áreas científicas mais específicas dentro do campo da Arquitetura, que possam ser úteis para a prática da investigação, mas também para o ensino e a prática profissional.
Visam, de igual modo, aprofundar e expandir os conhecimentos na área disciplinar da Arquitetura, através da investigação nas áreas específicas — Estudos Culturais e Arquitetura; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Cultura e Projeto da Cidade. Para tal, pretende-se desenvolver metodologias de investigação consistentes, de modo a garantir a fiabilidade do conhecimento que venha a ser produzido naquelas áreas.
Depois das alterações introduzidas pelo Processo de Bolonha, o Ciclo de Estudos conducente ao grau de Doutor em Arquitetura pela Universidade de Coimbra tem vindo a adequar-se progressivamente, integrando os ensinamentos que as práticas pedagógicas e os resultados da didática proporcionam.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal num campo de conhecimento compatível com a Arquitetura;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Docência, investigação, crítica e divulgação de Arquitetura.

Regime de Estudo

Diurno, tempo integral e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Regulamento n.º 315/2013 de 19 de agosto (Regulamento Académico da Universidade de Coimbra).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Programa de Doutoramento tem o objetivo de capacitar arquitetos e candidatos com outras formações para a investigação em Arquitetura. Essa capacitação será concretizada num ambiente de investigação e debate, que integra a complexidade, a disciplinaridade e a interdisciplinaridade próprias desta área do conhecimento. O produto final desta formação — a Tese de doutoramento — centrar-se-á também nessa área.
Um outro objetivo diz respeito à ampliação dos conhecimentos no domínio da Arquitetura, bem assim como nas áreas específicas — Estudos Culturais e Arquitetura; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Cultura e Projeto da Cidade — por forma a interagir, de modo ativo e qualificado, com a comunidade científica mais vasta, em prol do avanço dos conhecimentos, quer dos próprios, quer dos disciplinarmente cruzados.

Coordenador(es) do Curso

Nuno Alberto Leite Rodrigues Grande
arq.nunogrande@gmail.com

Coordenador de mobilidade

Susana Luísa Mexia Lobo
susanamexialobo@gmail.com

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

De acordo com o Regulamento n.º 191/2014, de 15 de maio (Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

De acordo com o Decreto Lei 74/2006, de 24 de março, com as posteriores alterações, Portaria 782/2009, de 23 de julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para a obtenção do grau de Doutor em Arquitetura é necessária a realização e defesa da Dissertação de Doutoramento e a aprovação em 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável

Plano de Estudos

Arquitectura

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 9337

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2014-03-03 a 2020-03-02
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18