Doutoramento em História

Objetivos do Curso

- Promover a excelência do ensino e da investigação na área da História, nacional e internacional;
- Estimular uma busca permanente da inovação e da criatividade;
- Promover percursos de investigação científica e de produção de conhecimento em consonância com os novos desafios colocados às humanidades pela agenda 2020;
- Fomentar a problematização e o aprofundar do conhecimento em diferentes áreas de especialização (epocais ou trans-epocais; à escala local/regional, nacional ou internacional)
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e interdisciplinar em diferentes âmbitos temáticos;
- Reflexão sobre problemáticas, conceitos e modelos teóricos interpretativos em diálogo inter e transdisciplinar com outras Ciências Sociais e Humanas;
- Estimular a autoaprendizagem e autonomia para a construção do conhecimento e elaboração de trabalhos conducentes à tese de doutoramento;
- Produção de conhecimento histórico relevante para a preservação da memória e sustentabilidade da sociedade.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.
2 - O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os Doutores em História ficam habilitados a desenvolver atividades nas áreas cultural e patrimonial, podendo desempenhar funções de assessoria cultural em diversas instituições, públicas e privadas. A formação adquirida tem validade no mundo empresarial contemporâneo, na produção de conteúdos históricos (filmes e jogos multimédia), na recriação de eventos históricos, na produção de informação para projetos de desenvolvimento em património e turismo. Concede preparação imprescindível para carreiras docentes universitárias e de investigação, permitindo a renovação do corpo docente no ensino superior e a melhoria dos níveis de qualificação da população ativa.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Conhecimento das mais recentes tendências historiográficas, nacionais e internacionais, sobre a história medieval, moderna e contemporânea.
- Identificação dos principais campos da agenda historiográfica atual.
- Alargada cultura histórica e consequente aptidão para captar a complexidade das sociedades e das culturas (das épocas medieval, moderna e contemporânea).
- Domínio das problemáticas, das conceptualizações e das metodologias inerentes à pesquisa de novos objetos historiográficos.
- Competência face aos desafios colocados pelas novas metodologias, os novos documentos tecnológicos e a virtualização dos arquivos.
- Capacidade de expor, com clareza, ao nível da oralidade e da escrita, os resultados da investigação, nomeadamente a competência de editar fontes e elaborar textos historiográficos de acordo com as normas científicas históricas.
- Consolidação de competências e reforço de autonomia na investigação e na construção do texto histórico.

Coordenador(es) do Curso

Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes
uc32125@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Miguel Bandeira de Carvalho Jerónimo
mbjeronimo@gmail.com

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 240 ECTS que incluem também a defesa em provas públicas de uma tese original.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
História Contemporânea
História Medieval
História Moderna

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 9341

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1425.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 295/2015

2015-10-15

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa