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Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Linguas Modernas

Faculdade de Letras

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

M794

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Continuidade

Coordenador(es) do Curso

Maria José Florentino Mendes Canelo (uc6534@fl.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Ana Paula Oliveira Loureiro (uc35697@uc.pt)

António Apolinário Caetano Silva Lourenço (caetano@fl.uc.pt)

João Costa Domingues (jcosta@fl.uc.pt)

Rita Maria Silva Marnoto (rmarnoto@fl.uc.pt)

Rogério Paulo Costa Madeira (rogermadeira66@gmail.com)

Stephen Daniel Wilson (uc32568@uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O 2º ciclo do curso de ECLLM visa, em termos gerais:
a) ampliar, desenvolver e aprofundar, de modo sustentado e crítico, os conhecimentos e competências obtidos no 1º ciclo;
b) desenvolver conhecimentos e competências (instrumentos de trabalho, conhecimentos específicos e conhecimentos transversais, capacidades de reflexão, de pesquisa e de autoaprendizagem) que deem aos/às estudantes a necessária autonomia para a realização de projetos e trabalhos de investigação ou para o exercício de uma atividade profissional nas áreas em que obtiveram a sua formação académica ou para a utilização crítica e adequada de instrumentos que lhes proporcionem a adaptação a outras atividades similares ou afins.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
—conhecimento das correntes críticas e debates teóricos pertinentes aos tópicos de cada unidade curricular;
—capacidade de contextualização dos principais temas e problemáticas de cada campo disciplinar;
—aplicação de argumentos, hipóteses e teorias fundamentais ao trabalho sobre temas da área de especialidade;
—capacidades de análise comparada de problemas e temas dos estudos literários e culturais;
—capacidade de pensar questões sobre a construção de identidades culturais a partir de uma perspetiva teórica;
—conhecimentos sobre as sociedades e culturas nas suas dimensões histórica, política, social, literária e cultural;
—capacidade de análise e enquadramento de questões novas;
—desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos objetos em análise;
—conhecimento sólido das línguas de trabalho e domínio de vocabulário específico das áreas disciplinares;
—capacidades de aprendizagem autónoma, crítica, dialogante e responsável na área da especialidade.
Regime de Estudo
Diurno, tempo integral e presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
De acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.
Saídas Profissionais
Quadros superiores da administração pública e privada, formação e ensino, mercado editorial, profissionais da área dos audiovisuais/média, tradução, secretariado, profissionais da área cultural.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. Os elementos de avaliação são definidos em cada ficha curricular da respetiva unidade e incluem os seguintes exemplos: trabalhos escritos, apresentações orais, comentários, projetos individuais ou em grupo, a assiduidade e a participação nas aulas. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC. A nota final do estudante resulta de uma fórmula que inclui a parte curricular e a defesa da dissertação.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 120 ECTS que incluem também a realização e discussão pública de uma dissertação.

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-04-06 a 2021-04-05
R/A-CR 15/2015 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-04-29