Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis

Objetivos do Curso

Dotar os estudantes das principais ferramentas teóricas e metodológicas para conhecimento e intervenção sobre os principais problemas e temáticas que fazem parte de uma Geografia Humana, enquanto campo de estudos e de investigação dinâmico e com fortes mudanças no mundo atual.
- Formar especialistas capazes de identificar os principais problemas territoriais que afetam os modelos atuais de desenvolvimento.
- Formar especialistas com recursos práticos e instrumentais que permitam uma efetiva intervenção sobre esses problemas em territórios que vão dos rurais aos urbanos, em múltiplas escalas de análise.

Condições de Acesso e Ingresso

-Titulares do grau de licenciado em Geografia e Ordenamento do Território, Turismo, Território e Patrimónios, Sociologia, Arqueologia, Estudos Europeus, História, Línguas Modernas da Universidade de Coimbra ou de Universidades europeias e titulares do grau de licenciado em diversas áreas com formação académica ou currículo científico ou profissional considerado adequado
-Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas em a)
-Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo CC da Faculdade de Letras
-Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo CC da FLUC, devendo os candidatos obter uma avaliação curricular igual ou superior a 9,5 valores.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Tendo em atenção o conteúdo funcional da carreira de geógrafo (Despacho n.º 20 160/2001 - 2.ª série), o 2º Ciclo permite ampliar e aprofundar conhecimentos e competências para o exercício de atividades em câmaras municipais ao nível local, Comissões de Coordenação e de Desenvolvimento Regional ao nível regional e ainda em organismos da administração central com a tutela das cidades e planeamento, desenvolvimento regional, ambiente, ordenamento do território, agricultura e desenvolvimento rural, bem como em empresas privadas, que executam trabalhos na área do ambiente e do planeamento e ordenamento do território.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Capacidade de recolha, tratamento e análise de dados geográficos qualitativos, quantitativos e cartográficos que respeitem o desenvolvimento e o ordenamento do território.
- Leitura dos principais problemas de desenvolvimento na atualidade, em múltiplas escalas geográficas.
- Análise da importância do território e do ordenamento do território enquanto problema e enquanto potencial.
- Análise das principais dinâmicas territoriais recentes.
- Capacidade de projeção futura das principais dinâmicas territoriais.
- Organização de respostas e instrumentos de atuação sobre os desequilíbrios do desenvolvimento territorial.

Coordenador(es) do Curso

Jorge Miguel Nunes Padeiro
jmnp@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Luca António Dimuccio
luca@ci.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 120 ECTS que incluem também a realização e discussão pública de uma dissertação, de um projeto ou de um relatório de estágio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Geografia Humana, Planeamento e Território Saudáveis

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: M795

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 16/2015/AL01

2022-06-30

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Publicação DR 2022