a carregar...

Licenciatura em Português

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

8393

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

6 Semestre(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre (uc34691@uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O curso de 1º ciclo em Português tem por objetivo central proporcionar uma base interdisciplinar de conhecimentos, que permita formar profissionais no domínio das Humanidades. De acordo com esse perfil, os objetivos a alcançar traduzir-se-ão também na aquisição por parte dos alunos das seguintes competências:

- Capacidade ampla de expressão oral e escrita em português.
- Consolidação de uma dimensão internacional da língua, literatura e cultura.
- Capacidade para estabelecer relações entre a área de formação e outras áreas do saber, mais ou menos próximas.
- Capacidade para distinguir entre conhecimento científico e opinião ou crença.
- Competência argumentativa, autonomia intelectual e capacidade crítica.
- Capacidade para aceder à informação e para a tratar de acordo com critérios de pertinência e relevância.
- Capacidade para usar de forma inovadora os conhecimentos e competências adquiridos.
- Perceção do valor civilizacional das Humanidades e das competências que elas transmitem.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
a) Competência linguística e comunicativa de elevada qualidade:
- Conhecimento aprofundado da língua portuguesa, ao nível da sua estrutura, funcionamento, contexto histórico e usos.
- Capacidade de identificar, analisar e refletir criticamente sobre diferentes modalidades discursivas, designadamente sobre códigos retóricos e literários.
- Capacidade de produzir autonomamente textos analíticos e reflexivos, bem como de adequar o discurso a diferentes situações e media comunicativos.
b) Competência cultural e literária elevada, privilegiando os espaços culturais de Portugal e dos países lusófonos:
- Conhecimento aprofundado e atualizado das principais fontes de representação cultural portuguesa, incluindo a sua literatura.
- Conhecimento transversal das culturas de língua oficial portuguesa, atendendo à sua diversidade geográfica, histórica e identitária.
- Domínio dos instrumentos de interpretação e análise do texto literário e capacidade de integrar culturalmente o fenómeno literário.
Regime de Estudo
Presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.
Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Literatura Portuguesa (15) ou Português (18). Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos. Provas de Ingresso: 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 50%; Provas de ingresso: 50%.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
De acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual; Portaria nº 782/2009, de 23 de julho.
Saídas Profissionais
Formação Inicial para Professor/a de Português, Leitor/a e Professor/a de Português como língua segunda, Investigador/a, Revisor/a e Coordenador/a de Edição / Publicação de textos, Técnico/a Superior da Administração Pública, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas, Assessor. Outras áreas de atividade profissional, artística e cultural que envolvam profissionais de língua materna e especialistas em cultura portuguesa, no país ou no estrangeiro. Este curso forma para o exercício de atividades profissionais para as quais é requerida capacidade de raciocínio e argumentação, análise de ideias, conceitos e problemas complexos.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-03-23 a 2021-03-22
R/A-CR 27/2015 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-05-25