Licenciatura em Geografia

Objetivos do Curso

A Geografia integra vários campos temáticos (Ciências Sociais e da Terra) constituindo-se como um saber de compreensão global, preocupada com os problemas atuais a diferentes escalas. Ocupa uma posição nodal, onde se cruzam fenómenos naturais e sociais, tendo um papel fundamental na interpretação, compreensão e explicação desses fenómenos. Neste sentido, a estrutura curricular procura refletir a necessária natureza interdisciplinar de uma formação de base geográfica direcionada para a preparação de profissionais capazes de dar resposta à tomada de decisão em contexto de planeamento e ordenamento territorial.
A estrutura curricular inclui um elenco disciplinar atualizado do ponto de vista epistemológico, conceptual e metodológico. Aos saberes mais nucleares, associa-se uma forte componente prática, voltada para a utilização de técnicas e metodologias atuais, dotando os alunos de uma visão eclética, pragmática e dinâmica do(s) território(s).

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
04 Economia
09 Geografia

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Pré-Requisitos
Tipo: Seleção
Grupo D - Capacidade de visão

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Quadro Superior da Administração Pública, Técnico Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas, Gestão Territorial, Docência, Investigação, Diplomacia, Auditoria, Consultoria, Mediação, Proteção Civil.

Regime de Estudo

Curso ministrado em regime de tempo integral, presencial e diurno.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa.

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolver aprendizagens relativas à espacialização dos fenómenos naturais, sociais, económicos, políticos e culturais e à territorialização dos diferentes atores:
• construir um sistema conceptual sólido e atualizado nas áreas do saber geográfico
• compreender realidades/contextos territoriais
• conhecer metodologias e técnicas adequadas às áreas do conhecimento geográfico, bem como à iniciação da investigação científica
• analisar processos e fenómenos naturais e sociais a diferentes escalas de espaço de tempo
• desenvolver aptidões direcionadas à análise integrada no âmbito dos sistemas naturais e sociais
• utilizar de forma crítica instrumentos para análise exploratória de dados e apoio à produção de cartografia
• aplicar metodologias exploratórias adequadas a processos, fenómenos e contextos geográficos
• demonstrar capacidade crítica na análise de conceitos, conteúdos, processos e dinâmicas territoriais
• conceber e implementar instrumentos de gestão e ordenamento do território.

Coordenador(es) do Curso

Luca António Dimuccio
luca@ci.uc.pt

Rui Ferreira de Figueiredo
ruiff@fl.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Luca António Dimuccio
luca@ci.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.

Plano de Estudos

Percursos
Geografia
Geografia com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9143

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 42/2015/AL01

2022-06-30

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Publicação DR 2022

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa