Licenciatura em Ciência da Informação

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos tem por objetivos gerais que o estudante:
- adquira o conhecimento dos princípios teóricos e metodológicos dos processos de seleção, organização, representação, recuperação, acesso e preservação da informação, para a tornar acessível e operativa de uma forma sustentada em diversos perfis e cenários de utilização, num quadro de interdisciplinaridade e complementaridade com outras disciplinas, para além das de especialidade, cujo diálogo este modelo de ciclo de estudos promove;
- compreenda a riqueza, a pluralidade e a complexidade dos atuais contextos informacionais e as suas relações, e a necessidade de saber operar de forma apropriada e ágil perante sistemas distintos num ambiente colaborativo e interdisciplinar;
- demonstre, de forma orientada, um domínio fundamentado na utilização, avaliação e aplicação das técnicas, normas e instrumentos de seleção, organização, preservação, acesso, difusão e troca de informação.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
06 Filosofia
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 60%
Provas de ingresso: 40%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Bibliotecário, Arquivista, Técnico Superior de Serviços de Documentação e Informação, Investigador, Quadro Superior da Administração Pública e Empresas. Este curso forma para o exercício de atividades profissionais para as quais é requerida capacidade de raciocínio e argumentação, análise de ideias, conceitos e problemas complexos.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes do ciclo de estudos devem:
- compreender criticamente o quadro teórico e metodológico da Ciência da Informação;
- saber identificar os diversos instrumentos normativos, conceptuais e teóricos aplicáveis aos processos de seleção, organização, representação, difusão e preservação da informação;
- saber aplicar as diferentes técnicas operativas que correspondem àqueles instrumentos normativos;
- saber identificar problemas e compreender a necessidade do desenho de abordagens metodológicas na sua solução;
- desenvolver competências fundamentais de escrita e comunicação científica;
- desenvolver ou aprofundar competências de trabalho académico individual e em equipa, em atitudes de elevada responsabilidade e compromisso ético.
O cumprimento destes objetivos é aferido pelos métodos de avaliação constantes do Regulamento de Avaliação da FLUC.

Coordenador(es) do Curso

Ana Lúcia Silva Terra
anaterra@fl.uc.pt

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques
beatrizmarques35@gmail.com

Coordenador de mobilidade

Moisés Rockembach
uc48168@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.

Plano de Estudos

Percursos
Ciência da Informação
Ciência da Informação com Menor

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9694

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1639/2011/AL01

2015-06-04

Documentos

Guião_autoavaliação

Pronúncia

Decisão do Conselho de Administração