Curso de Formação em Sistemas de Informação Geográfica - Nível Médio

Objetivos do Curso

Ministração de conhecimentos sobre a modelação e criação de informação geográfica recorrendo a superfícies e redes, bem como a execução de operações de análise com estes tipos de informação.

Condições de Acesso e Ingresso

Os destinatários de um curso com estas características serão preferencialmente técnicos com formação média ou superior (por exemplo, engenheiros civis, engenheiros do ambiente, engenheiros agrónomos, engenheiros florestais, arquitectos, geógrafos, geólogos ou biólogos), provenientes de instituições públicas ou privados, cuja actividade profissional tenha de algum modo a ver com a necessidade do armazenamento, manipulação e gestão de informação geográfica, em ambiente SIG. A admissão de candidatos com formação diversa será considerada mediante análise do respetivo Curriculum Vitae e da motivação pessoal.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação é baseada na realização de um trabalho prático desenvolvido individualmente ou em grupo. A classificação final atribuída a cada formando será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20, exigindo-se a classificação final mínima de 10 para efeitos de aprovação no curso.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os formandos passarão a conhecer que tipos de informação podem ser modelados recorrendo a superfícies, bem como as estruturas de dados que podem ser usadas, nomeadamente redes irregulares de triângulos e grelhas regulares. Conhecerão ainda vários métodos de interpolação que permitem gerar superfícies a partir de vários tipos de dados. Será explorado em particular a criação de Modelos Digitais de Terreno e as operações de análise mais comuns sobre este tipo de modelos, nomeadamente construção de cartas de declives, exposição e visibilidade, bem como a extracção de redes de drenagem e bacias hidrográficas. Os formandos conhecerão ainda as formas de estruturar uma rede, e de fazer operações de análise sobre redes que permitam identificação percursos que satisfaçam diversos tipos de pré-requisitos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Plano de Estudos

Sistemas de Informação Geográfica - Nível Médio

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 27 HORAS

Créditos ECTS: 1.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019