Curso de Formação - Envelhecimento Ativo e Saudável - Orientações para melhor gestão na Saúde e na Doença

Objetivos do Curso

O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade. Como objetivo principal pretende que os formandos identifiquem praticas de cuidados de saúde, nomeadamente no que diz respeito às doenças inerentes ao processo de envelhecimento de forma a que possam dar apoio a pessoas com idade mais avançada. Neste curso intersetam-se conhecimentos articulados diretamente com a área médica, a área do cuidador e a área das tecnologias de apoio disponíveis no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

Condições de Acesso e Ingresso

População em geral, nomeadamente cuidadores de idosos, com preferência a profissionais na área de saúde.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Média ponderada das classificações obtidas nas diversas atividades do curso. A classificação final será apresentada numa escala de 0-20 valores.)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Discutir Epidemiologia, Biologia e Fisiopatologia do Envelhecimento, e a importância da resposta imunoinflamatória no idoso; Abordar a adesão aos planos de tratamento e à problemática da polimedicação; Aumentar a participação na independência funcional e promover ações para prevenir quedas e suas consequências; Prevenir a fragilidade e o declínio físico e cognitivo; Otimizar competências na comunicação entre serviços clínicos integrados, cuidadores e profissionais de saúde; Fornecer treino, informação e transferência de tecnologia para os pacientes/utilizadores; Perceber que os espaços amigos do idoso como recurso fundamental para a promoção da vida ativa e bem-estar e para melhorar as capacidades de autogestão do idoso; Perceber que a como um pilar na prevenção das doenças crónicas e no declínio funcional e da fragilidade; Ajudar o idoso com alteração da mobilidade, acamamento, diabetes, défice cognitivo/demência, patologia crónica, dor, desnutrição, perturbações do sono, obstipação.

Coordenador(es) do Curso

Anabela Mota Pinto
apinto@fmed.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Envelhecimento Ativo e Saudável – Orientações para melhor gestão na Saúde e na Doença

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura