Licenciatura em Filosofia

Objetivos do Curso

A formação que o estudante recebe neste curso permite-lhe a aquisição das seguintes competências genéricas e específicas:
1. um conhecimento sólido da história do pensamento filosófico e uma ampla informação sobre o debate contemporâneo existente no seio dos diferentes âmbitos da investigação filosófica;
2. o domínio da terminologia, dos conceitos e dos métodos respeitantes à análise de problemas, às modalidades da argumentação e à interpretação dos mais variados domínios da investigação filosófica e da praxis humana;
3. o domínio do uso das diversas fontes de informação (instrumentos bibliográficos, bases de dados, etc.);
4. a capacidade de se explicar e dialogar, pondo-se no lugar do outro e usando de modo convincente as estratégias da comunicação, a sua pertinência e o seu poder persuasivo;
5. Saber aplicar os conhecimentos adquiridos para clarificar ou resolver determinados problemas alheios ao próprio âmbito de conhecimento.
6.Tem ainda como objetivo geral permitir o acesso a ciclos de estudo posteriores.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
06 Filosofia
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Investigador, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas; Gestão cívica, editorial e cultural; assessoria e consultoria (em bioética, responsabilidade corporativa, convivência intercultural, mediação social, orientação pessoal, etc.).

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Ampliar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos no primeiro ciclo;
- permitir, através de formação complementar, inovadora e especializada, adquirir competências (instrumentos de trabalho, conhecimentos específicos e conhecimentos transversais, capacidades de reflexão, de pesquisa, de orientação e de autoaprendizagem) que deem a necessária autonomia para a realização de projetos e trabalhos de investigação ou para o exercício de uma atividade profissional nas áreas em que obtiveram a sua formação académica ou para a utilização crítica e adequada de instrumentos que proporcionem a adaptação a outras atividades similares ou afins.

Coordenador(es) do Curso

Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco Sá
agbmfs@fl.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Luís António Ferreira Correia Umbelino
lumbelino@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual; Portaria nº 782/2009, de 23 de julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.

Plano de Estudos

Percursos
Filosofia
Variante com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9139

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 28/2015

2015-05-25

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da republica

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa