a carregar...

Curso de Formação em Ensino de Estratégias para a Composição Escrita de Textos de Acordo com o Modelo Self-Regulated Strategy Development de Steven Graham e Karen Harris

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2013-2014

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

54 HORAS

Créditos ECTS

2.0

Objetivos Gerais do Curso
Trata-se de uma formação destinada aos professores de Português que, no ano letivo de 2013-14, irão realizar nas suas turmas do 8.° e 9.° anos de escolaridade, de seis escolas básicas da área urbana e suburbana de Coimbra, um programa de treino de estratégias de composição escrita para diferentes tipologias textuais a decorrer no âmbito de dois projetos de doutoramento, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Para concretizar este programa de treino estes professores precisam de se preparar em termos teóricos e de aquisição de competências para, desenvolverem um ensino explícito que inclui estratégias de planificação, composição e revisão de textos específicos (i.e.argumentativo, expositivo, de opinião), além de estratégias gerais de escrita, e de procedimentos de autorregulação (e.g. definição de metas, autocontrolo, auto-aprendizagem, autorreforço).
O programa de treino de estratégias de composição escrita foi previamente adaptado à realidade portuguesa do programa Self-Regulated Strategy Development de Steven Graham e Karen Harris; o curso de formação é orientado por especialistas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
• Conhecer o programa Self-Regulated Strategy Development (SRSD);
• Compreender a importância das estratégias de autorregulação no processo de ensino-aprendizagem;
• Alargar o conhecimento de estratégias para a composição escrita de textos;
• Desenvolver competências de ensino de estratégias de autorregulação e da composição escrita;
• Aplicar estratégias para a composição escrita de textos argumentativos, de opinião e expositivos;
• Usar estratégias de autorregulação em sala de aula;
• Produzir materiais educativos respeitantes à matéria de aprendizagem;
• Avaliar a eficácia desses materiais em termos de aprendizagem;
• Refletir sobre as experiências decorrentes da fase de intervenção.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

São admitidos à oficina de formação:
Professores de Português que, no ano letivo de 2013/14, lecionem as turmas dos 8.° e 9.° anos de escolaridade;
Professores de Português que lecionem em Escolas do Ensino Básico ou Secundário;

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação final dos formandos será expressa, na escala de 1 a 10, em números inteiros arredondados às décimas. Assim, esta classificação é expressa quantitativamente e qualitativamente, de acordo com as cartas circulares nºs 3/2007 de setembro e nº 1/2008 de janeiro, da seguinte forma:
- Excelente - de 9 a 10 valores;
- Muito Bom - de 8 a 8,9;
- Bom - de 6,5 a 7,9;
- Regular - de 5 a 6,4;
- Insuficiente - de 1 a 4,9.