Mestrado em Engenharia Informática

Objetivos do Curso

O MEI tem por objectivo proporcionar formação especializada nas diferentes áreas da informática permitindo aos alunos exercer atividades profissionais avançadas e possibilitando aos alunos vocacionados para uma carreira científica a continuação da sua formação num programa doutoral. O MEI visa, assim, complementar a formação em Engenharia Informática dos alunos provenientes de um curso de 1º ciclo afim, conferindo-lhes conhecimentos especializados e dotando-os das competências de conceção essenciais para o entendimento existente da profissão pela Ordem dos Engenheiros, no plano nacional, e por instituições congéneres à escala internacional. A organização do MEI segue as recomendações curriculares da Association for Computer Machinery (ACM) e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE), adaptando-as às características próprias dos candidatos nacionais e às lógicas da mobilidade pretendida no Espaço Europeu de Ensino Superior.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos para o grau de mestre:
a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente em Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Engenharia de Comunicações e Engenharia Eletrotécnica. Podem ainda concorrer os titulares do grau de licenciado ou equivalente em outras áreas da Engenharia e das Ciências Exatas e Naturais cujos cursos estejam organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido após um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o Processo de Bolonha nas áreas referidas na alínea a) ou que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pela Comissão Científica (CC) do Departamento de Engenharia Informática (DEI)
c) Em casos justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que seja reconhecido pela CC do DEI.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os graduados do MEI, nas várias áreas de especialização, estão preparados para trabalhar nos setores de serviços, industriais e académicos. Os graduados do MEI têm saídas profissionais em áreas como as seguintes:
- Engenheiro e arquiteto de software
- Gestor de qualidade
- Gestor de projetos de software e tecnologias da informação
- Engenheiro em comunicações e infraestruturas para a Internet
- Engenheiro em virtualização, data centers e cloud services
- Especialista de Segurança Informática
- Analista de dados e perito em visualização
- Designer em interação avançada Humano-Computador
- Designer de serviço
- Gestor de sistemas de informação
- Analista de serviços de TI
- Arquiteto Empresarial/TI
Dado que a área de informática é transversal à sociedade, indústria e economia atuais, a formação do MEI engloba áreas relevantes como a informática médica, sistemas inteligentes de transportes, Internet das coisas, e sistemas ciber-físicos.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral,Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. As regras de avaliação do MEI seguem o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 74 — 16 de abril de 2018. A avaliação das unidades curriculares é realizada tendo em consideração as suas especificidades, sendo que grande parte das unidades curriculares segue o modelo de avaliação periódica contemplando modalidades de avaliação que incluem resolução de problemas, trabalhos laboratoriais, trabalhos escritos, projetos e apresentações, entre outros.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O objectivo deste ciclo de estudos consiste em formar mestres capazes de assumir posições de relevo no mercado empresarial e de investigação na área da informática. Os alunos que concluam o MEI irão adquirir conhecimentos avançados em Informática, com especialização numa de quatro áreas: (i) Comunicações, Serviços e Infra-estruturas, (ii) Sistemas Inteligentes, (iii) Sistemas de Informação, e (iv) Engenharia de Software. Irão também reforçar conhecimentos na área de Economia, Gestão e Ciências Sociais. Adicionalmente, o MEI visa que os alunos adquiram competências genéricas em análise e síntese, comunicação escrita e oral, capacidade de resolução de problemas, raciocínio crítico, capacidade de decisão, trabalho em grupo, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos. As unidades curriculares do MEI estão planeadas de forma a abranger os objetivos de aprendizagem e a permitir o desenvolvimento de competências chave na área da engenharia informática.

Coordenador(es) do Curso

César Alexandre Domingues Teixeira
cteixei@dei.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Raul André Brajczewski Barbosa
rbarbosa@dei.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 157/2014 (II série) de 18 de agosto de 2014.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Conclusão de todas as unidades curriculares obrigatórias (30 ECTS), de especialização (24 ECTS) e opcionais (24 ECTS), e realização da unidade curricular de dissertação / estágio (42 ECTS) num total de 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O MEI dá acesso a cursos de 3º ciclo nacionais e internacionais em áreas relacionadas e afins a Engenharia Informática.

Plano de Estudos

Percursos
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Engenharia de Software
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9286

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2014-03-03 a 2020-03-02
Direcção Geral de Ensino Superior
2014-03-24

Documentos

27_2013_Decisão do Conselho de Administração

19_2013_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

17_2013_Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos