Mestrado Integrado em Arquitetura

Objetivos do Curso

O objetivo do Ciclo de Estudos do Mestrado Integrado de Arquitetura é a formação de arquitetos capazes e responsáveis do ponto de vista técnico, artístico, teórico, crítico e cívico, aptos a criar projetos de arquitetura que tenham em conta as necessidades dos cidadãos, em cada contexto e programa, assim como a lidar com os vários aspetos conexos ao conceito de arquitetura, nomeadamente nas áreas da Teoria, História e Cidade. Nesse sentido, é também objetivo alcançar um equilíbrio entre aspetos teóricos e práticos acometidos à arquitetura. É ainda objetivo geral do curso apetrechar os estudantes para o conhecimento das realidades locais, da região e do país, enquadrando ainda outras áreas de atuação numa escala global. É ainda determinante a consideração dos cenários dinâmicos com que a prática e a teoria de arquitetura se confrontam na contemporaneidade, com vista à criação de uma sensibilidade actante e reflexiva.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
03 Desenho
10 Geometria Descritiva
ou
10 Geometria Descritiva
16 Matemática
ou
10 Geometria Descritiva
12 Hist. da Cultura e Artes

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Exercício da profissão liberal (arquitectura e planeamento urbano), docência e investigação em universidades, administração pública central e local (Serviços Ministeriais, Comissões de Coordenação Regional, Autarquias, Gabinetes Técnicos Locais), empresas de projecto e construção do espaço físico e urbano.

Regime de Estudo

A tempo integral em regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A prática arquitetónica, nos seus diversos universos de aplicação, confina com aspetos tecnológicos de grande complexidade e em constante evolução que requerem níveis de formação elevados e com forte interdisciplinaridade. As transformações em curso num mundo globalizado, colocam novos desafios de natureza económica, cultural, social, ética e ambiental, para os quais o Arquiteto deverá estar sensível, tendo sempre em atenção que um dos resultados da sua intervenção profissional deverá ser a beleza e nunca o capricho. A formação do Arquiteto deverá permitir-lhe estar preparado para assumir com eficácia e qualidade as diversas fases do projeto, desde o conceito até ao acompanhamento da obra. Por outro lado, deverá também estar preparado para participar nos diferentes estágios do processo de produção do espaço construído: planeamento – conceção – construção – manutenção – gestão. De acordo com as competências genéricas identificadas no projeto "Tuning", o DARQ definiu os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Cultura arquitetónica - Conhecimento adequado da história e das teorias da arquitetura, bem como das artes, tecnologias e ciências humanas conexas. 2. Entendimento do espaço - Capacidade para conceber projetos de arquitetura que satisfaçam as exigências espaciais, ambientais, culturais e técnicas. 3. Relacionamento de escalas e proporções - Capacidade de apreender as relações entre, por um lado, o homem e os edifícios e, por outro, entre os edifícios e o seu ambiente. 4. Entendimento da construção - Conhecimento dos problemas de conceção estrutural, de construção e de engenharia civil relacionados com a conceção de edifícios. 5. Autonomia de trabalho na conceção - Capacidade para elaborar de forma autónoma os atos próprios da profissão. 6. Capacidade de síntese - Capacidade para entender os diversos problemas projetuais como um todo sistémico. 7. Capacidade crítica - Capacidade para estabelecer relações operativas entre os problemas projetuais que se lhe deparam e os conhecimentos adquiridos em matéria tecnológica, cultural e social. 8. Capacidade de comunicação pelo desenho - Habilitação para conceber e ordenar espaços através do desenho manual e digital. 9. Capacidade de comunicação oral e escrita - Capacidade para comunicar o trabalho produzido, através da linguagem oral e escrita . 10. Capacidade de coordenação - Capacidade para coordenar as diversas matérias que informam o projeto. 11. Conhecimento da cultura artística - Capacidade de potenciar conhecimentos do âmbito artístico no desenvolvimento de sensibilidades estéticas e compositivas, no relacionamento entre formas e ideias, na complexidade do pensamento operativo.

Coordenador(es) do Curso

Joaquim Carlos Pinto de Almeida
jalmeida@darq.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Nuno Miguel Martins Travasso
uc48100@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa pública de uma dissertação

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Doutoramento

Plano de Estudos

Arquitetura

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
1º e 2º Ciclo - Mestrado Integrado

Código DGES: 9257

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 10 Semestre(s)

Créditos ECTS: 300.0

Categoria: Mestrado Integrado


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1584/2011/AL03

2024-04-18

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da República