Curso de Formação de Técnicas de Expressão em Português

Objetivos do Curso

Pretende-se que este curso funcione como uma oficina de escrita, em que sejam trabalhadas diversas tipologias textuais, a partir das quais se desenvolverão as competências naturalmente envolvidas neste tipo de actividade. Propõe-se que esta oficina seja entendida como um trabalho laboratorial, constituindo um espaço curricular em que a aprendizagem e a sistematização de conhecimentos sobre a língua e os seus usos se inscrevam como componentes privilegiadas. Autonomia e responsabilidade são indissociáveis neste programa e podem conduzir a uma dinâmica inovadora e participada, no sentido da procura de respostas diversificadas para os desafios que se colocam a todos.

Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Regras de Avaliação

A finalização do curso supõe a realização de todas as atividades propostas, conduzindo a uma nota final expressa na escala de 0-20 valores, sendo necessário o mínimo de 10 valores para aprovação final.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso incidirá na análise de vários tipos de textos onde há uma evidente articulação entre protótipos textuais (argumentativo, expositivo-explicativo, injuntivo-instrucional, dialogal-conversacional) de produtos textuais das inter-relações sociais (relações educativas, relações profissionais, relações com os media, relações gregárias e relações transaccionais). Desta forma, a tipologia textual prevista adquire uma dimensão praxeologia, permitindo abordar textos que, cabendo numa das categorias de protótipos textuais, preparam os formandos para uma integração na vida sociocultural e profissional. As várias competências poderão ser desenvolvidas e explicitadas a partir dos textos previstos com o objectivo de consciencializar os formandos para a língua que lhes serve de instrumento fundamental para a interacção com o mundo. Espera-se, pois, o aprofundamento das estratégias de recepção e de produção de textos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Por norma, a avaliação de conhecimentos dos nossos discentes rege-se pela avaliação contínua em que se exige 75% de presenças e a realização de duas provas de avaliação. Tomam-se também em linha de conta outros fatores como a participação durante as aulas, a realização de trabalhos de casa e tarefas realizadas ao longo do curso. No final de cada nível, é possível solicitar a emissão do certificado correspondente desde que o aluno tenha tido aproveitamento.

Plano de Estudos

Técnicas de Expressão em Português

Ano lectivo
2013-2014

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 60 HORAS

Créditos ECTS: 3.0

Preço : 150.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 16-09-2013
Data de início (primeiro ano): 16-09-2013
Data de fim: 21-12-2013
2º Semestre
Data de início: 10-02-2014
Data de fim: 31-05-2014