Curso de Especialização Avançada em Energia para a Sustentabilidade

Objetivos do Curso

O Curso de Especialização em Energia para Sustentabilidade da Universidade de Coimbra tem por objectivo proporcionar uma formação interdisciplinar vocacionada para a utilização eficiente de energia, para a produção de energia, centralizada e descentralizada, bem como para a distribuição da energia, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Pretende-se que os formandos desta pós-graduação adquiram competências nos domínios tecnológicos relevantes e nos da economia da energia e do ambiente, com capacidade para análise de sistemas e suas inter-relações, ficando habilitados a desenvolver projectos e a resolver problemas no âmbito do binómio energia-ambiente. Este curso permite especialização numa das três áreas:
- Energia em Edifícios e Ambiente Urbano
- Sistemas de Energia e Políticas Energéticas
- Climatização e conforto|

Condições de Acesso e Ingresso

Os alunos a admitir no Curso de Especialização devem ser licenciados das áreas de economia, gestão, engenharia, ciências ou arquitectura. O processo de selecção, respeitando as disposições legais, faz-se de acordo com as regulamentações específicas em vigor nas Faculdades de Economia e de Ciências e Tecnologia, de acordo com a conciliação que houver necessidade de efectuar entre os instrumentos regulamentares.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Departamentos de Sustentabillidade de Grandes Empresas, Empresas das áreas de Energia, Ambiente, Construção Civil, Departamentos de Investigação de Desenvolvimento, Empresas de Projecto e Consultadoria, Ensino, Empresas de transportes, Planeamento Urbano

Regime de Estudo

A tempo integral em regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Coordenador(es) do Curso

Manuel Carlos Gameiro da Silva
manuel.gameiro@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

São reconhecidas creditações a unidades curriculares previamente realizadas sempre que devidamente justificadas.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para completar a parte escolar do curso será necessário realizar 48 ECTS (dos quais, 15 ECTS pertencem ao Tronco Comum, 18ECTS ao ramo de especialização seleccionado e 15ECTS são de escolha livre).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possível prossecução dos estudos ao nível do Mestrado

Plano de Estudos

Percursos
Climatização e Conforto
Energia em Edíficios e Ambiente Urbano
Sistemas de Energia e Políticas Energéticas

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 2 Semestre(s)

Créditos ECTS: 48.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019