a carregar...

Curso de Especialização Avançada em Energia para a Sustentabilidade

Departamento de Engenharia Mecânica

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

2 Semestre(s)

Créditos ECTS

48.0

Coordenador(es) do Curso

Manuel Carlos Gameiro da Silva (manuel.gameiro@dem.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Curso de Especialização em Energia para Sustentabilidade da Universidade de Coimbra tem por objectivo proporcionar uma formação interdisciplinar vocacionada para a utilização eficiente de energia, para a produção de energia, centralizada e descentralizada, bem como para a distribuição da energia, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Pretende-se que os formandos desta pós-graduação adquiram competências nos domínios tecnológicos relevantes e nos da economia da energia e do ambiente, com capacidade para análise de sistemas e suas inter-relações, ficando habilitados a desenvolver projectos e a resolver problemas no âmbito do binómio energia-ambiente. Este curso permite especialização numa das três áreas:
- Energia em Edifícios e Ambiente Urbano
- Sistemas de Energia e Políticas Energéticas
- Climatização e conforto|
Regime de Estudo
A tempo integral em regime presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Possível prossecução dos estudos ao nível do Mestrado
Condições de Acesso e Ingresso

Os alunos a admitir no Curso de Especialização devem ser licenciados das áreas de economia, gestão, engenharia, ciências ou arquitectura. O processo de selecção, respeitando as disposições legais, faz-se de acordo com as regulamentações específicas em vigor nas Faculdades de Economia e de Ciências e Tecnologia, de acordo com a conciliação que houver necessidade de efectuar entre os instrumentos regulamentares.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
São reconhecidas creditações a unidades curriculares previamente realizadas sempre que devidamente justificadas.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.
Saídas Profissionais
Departamentos de Sustentabillidade de Grandes Empresas, Empresas das áreas de Energia, Ambiente, Construção Civil, Departamentos de Investigação de Desenvolvimento, Empresas de Projecto e Consultadoria, Ensino, Empresas de transportes, Planeamento Urbano
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para completar a parte escolar do curso será necessário realizar 48 ECTS (dos quais, 15 ECTS pertencem ao Tronco Comum, 18ECTS ao ramo de especialização seleccionado e 15ECTS são de escolha livre).

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018