Curso de Formação em Estatística Aplicada com a utilização do SPSS

Objetivos do Curso

É por demais reconhecida a importância que a Estatística tem vindo a assumir enquanto instrumento indispensável para a obtenção e divulgação de informação. Naturalmente, essa importância foi potenciada pela utilização de meios computacionais e, em particular, do software SPSS que se impôs, nas últimas décadas, como uma ferramenta eficaz no tratamento de dados estatísticos.
Neste contexto e no sentido de dar resposta a várias solicitações que lhe têm sido dirigidas por investigadores e profissionais qualificados de vários setores, o Departamento de Matemática da FCTUC realiza regularmente, desde 2008, cursos de formação sobre Estatística Aplicada, apoiados no SPSS. A proposta do presente curso insere-se, assim, no conjunto de atividades já desenvolvidas por esta instituição no âmbito da formação contínua e visa atualizar e complementar os conhecimentos dos interessados nesta área, preparando-os para efetuar análises estatísticas de uso corrente.

Condições de Acesso e Ingresso

O curso poderá ser frequentado por investigadores, docentes e estudantes do ensino superior em qualquer área do saber e por profissionais qualificados. A admissão de candidatos com outros tipos de formação poderá ser aceite mediante a análise do seu Curriculum Vitae.
Para a candidatura ao curso, devem ser apresentados a ficha de inscrição e o Curriculum Vitae.
Os critérios de seleção dos formandos inscritos são o respeito pela ordem de inscrição e a análise do Curriculum Vitae.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

n.a.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação dos alunos é baseada em duas componentes: um exame escrito, de caráter essencialmente prático, realizado no final do curso (com um peso de 50% na classificação final); um trabalho prático desenvolvido individualmente ou em grupo de dois alunos, ao longo do curso (com um peso de 50% na classificação final), cuja realização inclui a elaboração de um relatório escrito e a sua discussão com o formador.
A classificação final atribuída a cada aluno será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20, exigindo-se a classificação final mínima de 10 para efeitos de aprovação no curso

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Compreender os princípios fundamentais subjacentes ao raciocínio estatístico, a nível descritivo e inferencial; selecionar as técnicas e os métodos mais adequados para recolher, analisar e interpretar dados estatísticos; utilizar convenientemente os procedimentos do software estatístico SPSS na manipulação de ficheiros de dados e na realização de análises estatísticas, bem como interpretar os outputs disponibilizados pelo programa; adquirir sensibilidade e espírito crítico face a conclusões e argumentos baseados em estudos estatísticos.

Coordenador(es) do Curso

Sílvia Alexandra Alves Barbeiro
silvia@mat.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

n.a.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter a qualificação no curso, são necessários os requisitos referidos no ponto 17. bem como a presença dos alunos em pelo menos 2/3 do número total de horas de formação. O sistema de verificação de assiduidade dos alunos é realizado através de uma folha de registo de presenças por cada sessão de formação (entendendo-se por sessão de formação um bloco com a duração de 2.5 horas letivas, de acordo com o horário das sessões). Cada folha de presença terá identificado o dia, o local de formação, o formador, o módulo e a sessão de formação respetivos, bem como o nome dos alunos admitidos e espaço para a validação da sua presença através de assinatura.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

n.a.

Plano de Estudos

Estatística aplicada com a utilização do SPSS

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 30 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos