a carregar...

Curso de Formação de Língua e Cultura Italianas II

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2013-2014

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

60 HORAS

Créditos ECTS

3.0

Preço

150.0 €

Objetivos Gerais do Curso
Este curso destina-se a quem deseja desenvolver os seus conhecimentos de língua Italiana no sentido de alcançar um nível de utilização elementar.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os formandos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interação linguística em Italiano compatíveis com um nível elementar, correspondente ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Segundo a grelha de auto avaliação do nível europeu:
Compreensão oral - Sou capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspectos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vivo. Sou capaz de compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.
Leitura - Sou capaz de ler textos curtos e simples. Sou capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Sou capaz de compreender cartas pessoais curtas e simples.
Interação oral - Sou capaz de comunicar em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. Sou capaz de participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.
Produção oral - Sou capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da minha família, de outras pessoas, das condições de vida, do meu percurso escolar e do meu trabalho atual ou mais recente.
Escrever - Sou capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Sou capaz de escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação será contínua.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Por norma, a avaliação de conhecimentos dos nossos discentes rege-se pela avaliação contínua em que se exige 75% de presenças e a realização de duas provas de avaliação. Tomam-se também em linha de conta outros fatores como a participação durante as aulas, a realização de trabalhos de casa e tarefas realizadas ao longo do curso. No final de cada nível, é possível solicitar a emissão do certificado correspondente desde que o aluno tenha tido aproveitamento.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 16-09-2013
Data de início (primeiro ano): 16-09-2013
Data de fim: 21-12-2013
2º Semestre
Data de início: 10-02-2014
Data de fim: 31-05-2014