Licenciatura em Design e Multimédia

Objetivos do Curso

Os objetivos preconizados para a Licenciatura em Design e Multimédia privilegiam uma formação de base sólida em Design de Comunicação, em Multimédia e em Tecnologia Informática, procurando desenvolver um espetro alargado de competências essencialmente pensadas para o prosseguimento de estudos para 2º ciclo, que complete (com o grau de Mestre) a formação do profissional em Design e Multimédia, especializando-o e dotando-o das competências de conceção e diálogo multidisciplinar, essenciais para o entendimento existente da profissão.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Matemática (16) ou Desenho (03) ou Geometria Descritiva (10).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

O Licenciado em Design e Multimédia adquirirá uma sólida formação de base, preparatória para o desempenho operacional na combinação das áreas científicas e técnicas do design e das tecnologias de informação. A composição da proposta curricular visa sobretudo a preparação de base em Design e em Informática, que embora conferindo capacidade operacional imediata para a execução de projetos não visa as competências distintivas avançadas na vertente da conceção.

Regime de Estudo

A tempo integral e regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com esta proposta de formação prepara-se o profissional para ser capaz de assumir o papel de criador, dialogando em equipas multidisciplinares, e traduzindo as diversas linguagens envolvidas na conceção e implementação de produtos e serviços digitais inovadores.

Coordenador(es) do Curso

Maria Alice Barriga Geirinhas dos Santos
gxalice@gmail.com

Coordenador de mobilidade

João Paulo da Silva Machado Garcia Vilela
jpvilela@dei.uc.pt

Jorge Miguel Sá Silva
sasilva@dei.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aprendizagem prévia pode ser reconhecida de acordo com o regulamento da Universidade de Coimbra

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, e nos termos dos Decretos -Lei n.º 155/89 e 42/2005, respectivamente, de 11 de Maio e de 22 de Fevereiro, e dos Despachos nº 10543/2005 e 7287 -C/2006, respectivamente, de 11 de Maio e de 31 de Março

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau ou diploma será obtido pela reunião da totalidade dos créditos requeridos (180 ECTS). Mais detalhes em http://www.uc.pt/fctuc/design-e-multimedia/ldm/plano

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Mestrado em Design e Multimédia (2º Ciclo)

Plano de Estudos

Design e Multimédia

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9891

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2017-01-17 a 2023-01-16
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18