Licenciatura em Design e Multimédia

Objetivos do Curso

Os objetivos preconizados para a Licenciatura em Design e Multimédia privilegiam uma formação de base sólida em Design de Comunicação, em Multimédia e em Tecnologia Informática, procurando desenvolver um espetro alargado de competências essencialmente pensadas para o prosseguimento de estudos para 2º ciclo, que complete (com o grau de Mestre) a formação do profissional em Design e Multimédia, especializando-o e dotando-o das competências de conceção e diálogo multidisciplinar, essenciais para o entendimento existente da profissão.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
03 Desenho
10 Geometria Descritiva
16 Matemática

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

O Licenciado em Design e Multimédia adquirirá uma sólida formação de base, preparatória para o desempenho operacional na combinação das áreas científicas e técnicas do design e das tecnologias de informação. A composição da proposta curricular visa sobretudo a preparação de base em Design e em Informática, que embora conferindo capacidade operacional imediata para a execução de projetos não visa as competências distintivas avançadas na vertente da conceção.

Regime de Estudo

A tempo integral e regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com esta proposta de formação prepara-se o profissional para ser capaz de assumir o papel de criador, dialogando em equipas multidisciplinares, e traduzindo as diversas linguagens envolvidas na conceção e implementação de produtos e serviços digitais inovadores.

Coordenador(es) do Curso

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Joel Perdiz Arrais
uc41532@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, e nos termos dos Decretos -Lei n.º 155/89 e 42/2005, respectivamente, de 11 de Maio e de 22 de Fevereiro, e dos Despachos nº 10543/2005 e 7287 -C/2006, respectivamente, de 11 de Maio e de 31 de Março

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau ou diploma será obtido pela reunião da totalidade dos créditos requeridos (180 ECTS). Mais detalhes em http://www.uc.pt/fctuc/design-e-multimedia/ldm/plano

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Mestrado em Design e Multimédia (2º Ciclo)

Plano de Estudos

Design e Multimédia

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9891

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1539/2011/AL03

2022-04-29

Documentos

Guião de autoavaliação

Publicação DR 2022

Decisão do Conselho de Administração