Curso de Formação de Língua e Cultura Italianas I

Objetivos do Curso

Este curso destina-se a quem deseja iniciar a aprendizagem da Língua Italiana, como principiante puro. Corresponde ao nível A1 do Quadro Europeu Comum das Línguas.

Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Italiano

Regras de Avaliação

A avaliação será preferencialmente contínua.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os formandos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interacção linguística em Italiano compatíveis com um nível de elementar, correspondente ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Segundo a grelha de auto-avaliação do nível europeu:
Compreensão oral – Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Leitura – Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Interacção oral – Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Produção oral – Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Escrever – Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Por norma, a avaliação de conhecimentos dos nossos discentes rege-se pela avaliação contínua em que se exige 75% de presenças e a realização de duas provas de avaliação. Tomam-se também em linha de conta outros fatores como a participação durante as aulas, a realização de trabalhos de casa e tarefas realizadas ao longo do curso. No final de cada nível, é possível solicitar a emissão do certificado correspondente desde que o aluno tenha tido aproveitamento.

Plano de Estudos

Língua e Cultura Italianas I

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 24-09-2018
Data de fim: 17-01-2019
2º Semestre
Data de início: 18-02-2019
Data de fim: 12-06-2019