a carregar...

Curso de Especialização em Exercício e Saúde em Populações Especiais

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

810 HORAS

Créditos ECTS

30.0

Coordenador(es) do Curso

José Pedro Leitão Ferreira (jpferreira@fcdef.uc.pt)

Maria João Carvalheiro Campos (mjcampos@fcdef.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O curso de especialização em ensino a distância (e-learning) agora proposto tem como principal objetivo proporcionar uma formação especializada na área específica das necessidades educativas especiais e da atividade física adaptada, tornando-a extensível a todos aqueles que por razões geográficas ou outras não tinham, até agora oportunidade de refletir, discutir e aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas específicas. O reconhecimento da formação obtida para prosseguimento de estudos pós-graduados, com a creditação da formação obtida no caso da futura frequência de cursos de 2º ciclo, mais propriamente no Curso de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, constitui um incentivo e uma aposta clara da Universidade na importância da formação ao longo da vida, visando a progressiva habilitação e atualização teórico-prática, promovendo o desenvolvimento de competências geradoras de novas oportunidades no mundo do trabalho.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
• Compreender o exercício e a atividade física adaptada como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais.
• Implementar programas de melhoria da condição física em grupos especiais.
• Enquadrar a metodologia do treino das atividades desportivas adaptadas, específicas de cada área da deficiência.
• Desenvolver competências de prescrição, organização e intervenção no campo das atividades físicas e desportivas adaptadas.
Regime de Estudo
Ensino a Distância
Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).
Regras de Avaliação e Classificação
O cálculo da média final é elaborado através da média aritmética das classificações obtidas nos 6 módulos do curso, utilizando-se a fórmula: (M1+ M2 + M3 + M4 + M5 + M6)/6. A classificação final é atribuída numa escala de 0-20 valores
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Existência de um trabalho de projeto para conclusão do curso.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018