a carregar...

Curso de Formação em Fundamentos de Ciências para Mestrados Bidisciplinares em Ensino das Ciências

Faculdade de Ciências e Tecnologia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2015-2016

Código DGES

E022

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Objetivos Gerais do Curso
Com este curso não conferente de grau, pretende-se que os candidatos aos Mestrados em Ensino, da Física e da Química ou da Biologia e da Geologia, detentores de um 1º ciclo ou Licenciatura pré-Bolonha num largo espetro de áreas científicas puras ou aplicadas, com conteúdos disciplinares específicos que não preenchem as condições de acesso aos cursos pretendidos (Decreto-Lei 43/2007 de 22 de Fevereiro), possam completar as suas formações em Física e Química ou em Biologia e Geologia, de modo a poder ser aceites naqueles cursos de Mestrado.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
• Familiarização com os conceitos e leis fundamentais da Biologia e da Geologia, ou da Física e da Química, e com os tipos de raciocínio utilizados, nomeadamente na resolução de problemas;
• Compreensão das teorias mais importantes de cada área científica em causa (Biologia e Geologia ou Física e Química), da sua estrutura lógica e/ou matemática, e da sua relação com a observação, com as experiências e com o comportamento da natureza;
• Familiarização com as principais técnicas experimentais, com as habilidades associadas à realização independente de experiências simples, à recolha de dados e à sua interpretação.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral / Presencial / Diurno
Condições de Acesso e Ingresso

Detentores de um curso de Ensino Superior (1º ciclo ou Licenciatura pré-Bolonha) em áreas de Ciências puras ou aplicadas, que pretendam ter acesso ao Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário ou ao Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento de formações prévias, através de possíveis equivalências atribuídas a disciplinas cujos conteúdos possam ser considerados como fazendo parte dos conteúdos fundamentais de Biologia-Geologia, ou de Física-Química necessários a um futuro professor destas disciplinas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Todos os planos de estudo terão de ser aprovados pelo coordenador do curso.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei 43/2007 de 22 de Fevereiro
Regras de Avaliação e Classificação
O curso proposto é constituído pela escolha de grupos de disciplinas de opção (devidamente autorizados pelo coordenador do curso) cuja aprovação preencha as condições de acesso ao Mestrados em Ensino da Biologia e da Geologia ou ao Mestrado em Ensino da Física e da Química, ambos focando o ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Todas essas disciplinas já existem nos 1ºs ciclos de Biologia, Geologia, Física ou Química, ou nos correspondentes menores, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Assim, as regras de avaliação e classificação só podem ser as dos mencionados cursos.
Plano de Estudos
Percursos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 14-09-2015
Data de início (primeiro ano): 14-09-2015
Data de fim: 21-12-2015
2º Semestre
Data de início: 08-02-2016
Data de fim: 27-05-2016