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Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

M733

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Coordenador(es) do Curso

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima (uc34811@uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo (terebelo@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Este Ciclo de Estudos visa aprofundar conhecimentos e preparar os mestrandos para:
• Reconhecer a complexidade do conceito de desenvolvimento humano.
• Considerar o desenvolvimento como um processo co extensivo ao ciclo de vida e que, por isso mesmo, comportará “desenvolvimentos” particulares em diferentes momentos.
• Identificar os processos gerais subjacentes ao desenvolvimento da criança, adolescente, jovem e adulto.
• Saber integrar os processos gerais do desenvolvimento (digamos epistémico) com os aspetos idiossincráticos em sujeitos ou “populações” particulares (e.g. familiares, sociais, culturais).
• Caracterizar as principais teorias relativas ao desenvolvimento e contribuir para a sua atualização e incorporação de novos dados oriundos das mais recentes investigações empíricas.
• Planificar, desenvolver e avaliar atividades que promovam o desenvolvimento bem conseguido.
• Participar na administração e gestão de sistemas e organizações de educação e formação, ao nível central, regional, local e organizacional.
• Desenvolver atividades de formador na área da psicologia do desenvolvimento.
• Refletir sobre medidas suscetíveis de facilitar a resolução de problemas sociais que envolvem crianças, adolescentes e idosos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes sejam capazes de:
• Identificar os processos relevantes para o desenvolvimento em diferentes etapas do ciclo de vida
• Identificar eventuais constrangimentos (variáveis significativas) de cariz social, político ou educativo que entravem ou dificultem o desenvolvimento normativo.
• Reconhecer que as diversas competências e/ou características (e.g. cognitivas, relacionais, personalidade) podem assumir diferentes “formas”, mantendo-se todavia normativas – ou seja, que nunca estará concretizada, à priori, a forma assumida pelo desenvolvimento.
• Elaborar programas que visam promover desenvolvimentos específicos em diferentes períodos
• Identificar as influências socioculturais relevantes, distinguindo-as das irrelevantes, para o desenvolvimento normativo em diferentes idades.
• Intervir “indiretamente” ajudando cuidadores/pais/profissionais a lidar com eventuais problemas desenvolvimentais dos filhos/educandos.
• Identificar fatores de risco para o desenvolvimento de crianças e jovens, despistando as situações de risco e encaminhando-as para serviços de apoio, intervenção ou instituições educativas especializadas.
• Desempenhar o papel de formador na área da psicologia do desenvolvimento.
• Construir e utilizar instrumentos de avaliação de diferentes aspetos do desenvolvimento, para o promover e/ou para induzir mudanças.
• Favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, por forma a desenvolver relações interpessoais que promovam o bem-estar na família, na comunidade e na sociedade.
• Desenvolver competências e aplicar os conhecimentos em novas situações, adaptando-se bem a ambientes e contextos diversos.
• Trabalhar em equipa, contribuindo para a criação de bom ambiente de trabalho.
• Revelar autonomia e espírito de iniciativa.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Nos termos do número 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro e retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto), este 2º ciclo de estudos permite a candidatura a um 3º ciclo de estudos.
Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado em Psicologia e Ciências Psicológicas, desde que comprovem ter realizado, com aprovação, o estágio curricular em Psicologia; os titulares do grau de licenciado em Ciências da Educação e Serviço Social, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para a área de especialização deste ciclo de estudos;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1. º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia far-se-á nos termos do disposto no Artigo 45º do Decreto–Lei nº 74/2006, de 24 de março(alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro e retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto) e do regulamento do Mestrado.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual; Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro – aprova os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior; Portaria 782/2009, de 23 de julho
Saídas Profissionais
A organização deste curso de mestrado e as metodologias de ensino possibilitam a aquisição de uma especialização de natureza académica, valorizando as competências que permitam aos mestres desempenhar, de forma autónoma, funções profissionais complexas no âmbito da análise desenvolvimental ao longo do ciclo da vida.
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação das unidades curriculares que constituem o plano de estudos do mestrado é efetuada de acordo com o documento “Normas de Avaliação”, aprovado em sede do Conselho Pedagógico e em vigor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A classificação final do grau de Mestre é determinada de acordo com o disposto nos números 1, 2, 3 e 4 do artigo 51.º do Regulamento n.º 315/2013 de 19 de agosto de 2013.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

A obtenção do grau de Mestre pressupõe a elaboração e a defesa de um trabalho final, sob a forma de Dissertação ou Projeto de natureza científica. A frequência e conclusão, com sucesso, de todas as unidades curriculares do 1º ano do curso, permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Temas de Psicologia do Desenvolvimento. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120 Duração normal do ciclo de estudos: 2 anos.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-08-20 a 2019-08-19
CCPFC/ACC-87681/16 - CCPFC
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
Período(s)
  • 2016-07-28 a 2019-07-28
R/A-Ef 3446/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18