Curso de Formação em Conforto Ambiental Interior em Edifícios

Objetivos do Curso

1. Transmitir aos formandos a fundamentação teórica e o treino prático nas áreas relacionadas com o conforto ambiental em edifícios;
2. Desenvolver capacidades que permitam aos formandos definir as condições de projeto dos ambientes interiores e efetuar a sua avaliação nos edifícios construídos.

Condições de Acesso e Ingresso

Ser Licenciado em Engenharias e Arquitetura; Técnico de Gestão e Manutenção de edifícios; Técnico de Higiene e Segurança no trabalho; Outro profissional com experiência relevante ou interesse na área.
Pressupõe-se que os candidatos tenham conhecimentos de Inglês ao nível B1 na competência de compreensão escrita (para leitura de bibliografia).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

À distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final será a média aritmética das classificações obtidas pelos formandos nas várias actividades de avaliação ao longo do curso (testes, trabalhos práticos e relatórios), sendo atribuída numa escala de 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Conhecer os aspetos técnicos, normativos e regulamentares relacionados com as diversas áreas de análise da qualidade ambiental interior;
2. Capacidade de integrar as informações sobre os vários aspetos parcelares relevantes para a qualidade ambiental em espaços interiores (qualidade do ar interior, ambiente térmico, ruído, vibrações, iluminação).
3. Capacidade para realizar diagnósticos da qualidade do ambiente interior e propor medidas de melhoria.
4. Capacidade para integrar os conhecimentos relacionados com a Qualidade Ambiental dos Espaços Interiores nas atividades profissionais relacionadas com projeto, construção, instalação, operação, licenciamento, e manutenção de edifícios e sistemas.
5. Capacidade para atuar como agentes de difusão do conhecimento relacionado com a disciplina, nomeadamente através da consciencialização da necessidade de harmonizar as preocupações relativas à qualidade ambiental interior com a necessidade da utilização racional da energia.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)

Plano de Estudos

Conforto Ambiental Interior em Edícios

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019