Curso de Formação em Programação em Java

Objetivos do Curso

O curso Programação em Java está centrado no desenvolvimento de competências técnicas de programação em Java e engloba uma formação teórica de base e uma componente prática intensiva em técnicas de programação, ambas complementadas com um projeto final. As u.c. de Introdução à Programação e Programação Avançada em Java fornecem o conhecimento necessário para o desenvolvimento de aplicações com alguma complexidade através da linguagem Java e com recurso a tecnologias de programação atualizadas. As u.c. de Sistemas Operativos, Base de Dados e Rede de Comunicação e Tecnologias da Internet fornecem uma formação complementar à programação. A u.c. Projeto permite a aplicação dos conceitos de programação introduzidos nas u.c. anteriores num contexto de uma aplicação prática.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ingresso no Curso de Formação em Programação em Java:
a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer área;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a frequência deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Classificação final de 0 a 20, calculada com base na média ponderada das classificações obtidas nas u.c.. Com exceção do Projeto, todas as u.c. são avaliadas com base em avaliação contínua (50%) e prova (50%). A classificação na u.c. Projeto é obtida com base na qualidade de um relatório final e apresentação. O mínimo para aprovação em cada componente é 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso centra-se no desenvolvimento de competências técnicas de programação. No final deste curso, o estudante será capaz de implementar uma aplicação computacional num contexto de um sistema de informação, com base num determinado conjunto de especificações bem definidas. Como competências genéricas realçam-se as seguintes: capacidade de análise, síntese; organização e planificação; resolução de problemas; trabalho em grupo; aprendizagem autónoma; adaptabilidade a novas situações; criatividade; preocupação com a qualidade e com desenvolvimento sustentado.

Coordenador(es) do Curso

Maria José Patrício Marcelino
zemar@dei.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este curso de formação está integrado no programa Acertar o Rumo organizado pela Universidade de Coimbra. Este programa tem a duração de dois anos e tem por objetivo formar licenciados com dificuldade em encontrar emprego na sua área de formação em técnicos de programação. Este curso vai decorrer nos primeiros 10 meses deste programa. Só é possível obter aprovação neste curso e respetivo diploma se o estudante conseguir obter aprovação (classificação superior ou igual a 10 valores) em todas as u.c.. Uma classificação final igual ou superior a 12 valores neste curso permite o acesso ao estágio curricular num contexto empresarial que decorre no segundo ano do programa Acertar o Rumo. O estudante que não obtiver aprovação em alguma das unidades curriculares que precedem a u.c. Programação Avançada em Java fica impedido de prosseguir o curso e não tem qualquer tipo de certificação. O mesmo acontece com o estudante que, apesar de ter tido sucesso nas 4 primeiras unidades curriculares do curso, não obtém aprovação na u.c. Programação Avançada em Java.

Plano de Estudos

Programação em Java

Ano lectivo
2020-2021

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Código DGES: E021

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 10 Mês(es)

Créditos ECTS: 70.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 21-09-2020
Data de fim: 18-12-2020
2º Semestre
Data de início: 08-02-2021
Data de fim: 21-05-2021
1º Trimestre(s)
Data de início: 01-09-2020
Data de fim: 30-11-2020
2º Trimestre(s)
Data de início: 01-12-2020
Data de fim: 28-02-2021
3º Trimestre(s)
Data de início: 01-03-2021
Data de fim: 31-05-2021
4º Trimestre(s)
Data de início: 01-06-2021
Data de fim: 31-08-2021