a carregar...

Curso de Formação em Programação em Java

Departamento de Engenharia Informática

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

E021

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

10 Mês(es)

Créditos ECTS

70.0

Coordenador(es) do Curso

Bruno Miguel Brás Cabral (bcabral@dei.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O curso Programação em Java está centrado no desenvolvimento de competências técnicas de programação em Java e engloba uma formação teórica de base e uma componente prática intensiva em técnicas de programação, ambas complementadas com um projeto final. As u.c. de Introdução à Programação e Programação Avançada em Java fornecem o conhecimento necessário para o desenvolvimento de aplicações com alguma complexidade através da linguagem Java e com recurso a tecnologias de programação atualizadas. As u.c. de Sistemas Operativos, Base de Dados e Rede de Comunicação e Tecnologias da Internet fornecem uma formação complementar à programação. A u.c. Projeto permite a aplicação dos conceitos de programação introduzidos nas u.c. anteriores num contexto de uma aplicação prática.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O curso centra-se no desenvolvimento de competências técnicas de programação. No final deste curso, o estudante será capaz de implementar uma aplicação computacional num contexto de um sistema de informação, com base num determinado conjunto de especificações bem definidas. Como competências genéricas realçam-se as seguintes: capacidade de análise, síntese; organização e planificação; resolução de problemas; trabalho em grupo; aprendizagem autónoma; adaptabilidade a novas situações; criatividade; preocupação com a qualidade e com desenvolvimento sustentado.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

•Os titulares do grau de licenciado ou equivalente em áreas da Engenharia e das Ciências Exatas e Naturais;
•Os titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática;
•Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando a capacidade para realização deste curso pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)
Regras de Avaliação e Classificação
Classificação final de 0 a 20, calculada com base na média ponderada das classificações obtidas nas u.c.. Com exceção do Projeto, todas as u.c. são avaliadas com base em avaliação contínua (50%) e prova (50%). A classificação na u.c. Projeto é obtida com base na qualidade de um relatório final e apresentação. O mínimo para aprovação em cada componente é 10 valores.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este curso de formação está integrado no programa Acertar o Rumo organizado pela Universidade de Coimbra e IT Grow. Este programa tem a duração de dois anos e tem por objetivo formar licenciados com dificuldade em encontrar emprego na sua área de formação em técnicos de programação. Este curso vai decorrer nos primeiros 10 meses deste programa. Só é possível obter aprovação neste curso e respetivo diploma se o estudante conseguir obter aprovação (classificação superior ou igual a 10 valores) em todas as u.c.. Uma classificação final igual ou superior a 12 valores neste curso permite o acesso ao estágio curricular num contexto empresarial que decorre no segundo ano do programa Acertar o Rumo. O estudante que não obtiver aprovação em alguma das unidades curriculares que precedem a u.c. Programação Avançada em Java fica impedido de prosseguir o curso e não tem qualquer tipo de certificação. O mesmo acontece com o estudante que, apesar de ter tido sucesso nas 4 primeiras unidades curriculares do curso, não obtém aprovação na u.c. Programação Avançada em Java.

Plano de Estudos