a carregar...

Pós-Graduação em Economia Social - cooperativismo, mutualismo e solidariedade

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Semestre(s)

Créditos ECTS

30.0

Coordenador(es) do Curso

Margarida Rosa Silva Baila Madeira Antunes (mantunes@fe.uc.pt)

Sílvia Maria Dias Ferreira (smdf@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Pretende-se uma familiaridade maior com os problemas que os protagonistas das organizações da economia social vivem no seu dia-a-dia, para que possam ser assim ajudados a pilotá-las através das conjunturas socioeconómicas que atravessem.
O Curso é oferecido no âmbito do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social, o qual reúne docentes de várias áreas disciplinares da FEUC, e tem vindo a desenvolver investigação e oferecer formação orientada para a aprendizagem ao longo da vida a atores envolvidos ou interessados na economia social. No contexto da FEUC, insere-se na área de atuação de oferta de formação não conferente de grau académico potencializando os conhecimentos especializados desenvolvidos no âmbito da Faculdade pelos docentes, e na promoção da cooperação com instituições congéneres nacionais e internacionais e com organizações do terceiro sector (Artº 2c e Artº 2f dos Estatutos desta Faculdade, publicados no Regulamento n.º 180/2009, DR, 2.ª série, 86, 05/05/2009).
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Competências específicas: 1) compreensão do significado da economia social/terceiro sector e outros conceitos à luz de perspetivas do direito, da gestão e de abordagens económicas, sociais e políticas nas organizações e seu ambiente; 2) mobilização destes conceitos e de exemplos práticos para identificação, análise, atuação e comunicação sobre a variedade de organizações, práticas, relações internas e externas e intra e inter-sectoriais; 3) relacionar criticamente os conteúdos das discussões teóricas e práticas com a formação e experiência profissional; 4) comunicar com outros atores da economia social e do seu ambiente; 5) interpretar transformações económicas, políticas, sociais e organizacionais.
Competências genéricas: 1) capacidade de compreensão, tomada de decisão e resolução de problemas; 2) capacidade de recolha, seleção e mobilização de informação pertinente; 3) capacidade de comunicação oral e escrita e argumentação; 4) reflexão crítica e aplicação de conhecimentos obtidos.
Regime de Estudo
Regime diurno / presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/as detentores da Pós-Graduação em Economia Social possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de mestrado ou doutoramento.

Condições de Acesso e Ingresso

Não definidos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Não existe reconhecimento de aprendizagem prévia para efeitos de equivalência a unidades curriculares do Curso.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. O Despacho n.o 23936/2009 de 30 de Outubro publica a estrutura curricular e o plano de estudos do curso
Saídas Profissionais
Promovendo o desenvolvimento de competências gerais e específicas, o Curso contribui para a melhoria da empregabilidade dos atores envolvidos direta ou indiretamente em temáticas relacionadas com a economia social, nas suas vertentes cooperativa, na mutualista e solidária. Estes podem ser dirigentes ou quadros de cooperativas, mutualidades e associações, bem como de outras organizações de solidariedade, militantes associativos, ativistas cívicos e solidários, técnicos de autarquias ou de serviços públicos, professores, investigadores ou estudantes. O Curso contribui também para promover o interesse em novas áreas de investigação e profissionalização e para o desenvolvimento competências subjacentes ao desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social.

Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra. Sempre que se justifique, e com as devidas adaptações, aplica-se o Regulamento Pedagógico da FEUC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Não definidos.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018