a carregar...

Curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2014-2015

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

3 Mês(es)

Créditos ECTS

3.0

Coordenador(es) do Curso

Cristina Maria Pinto Albuquerque (crisalbuquerque@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
•Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a solução de problemas;
•Desenvolver competências de gestão de riscos e de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;
•Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).
•Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e planos de negócio.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
-compreender a importância do pensamento estratégico e proativo na construção de uma atitude empreendedora;
-identificar e avaliar os fatores, internos e externos, que condicionam/ influenciam a implementação e sustentabilidade de um negócio/ projeto;
-identificar e aproveitar potencialidades e gerir riscos;
-delinear e argumentar um projeto de criação de negócio/ iniciativa.
Regime de Estudo
A distância
Condições de Acesso e Ingresso

O curso destina-se a: a) profissionais de diversas áreas interessados em aprofundar conhecimentos e melhorar competências de conceção e implementação de negócios e projetos; b) Estudantes.
Condições de ingresso apreciadas por via de Análise curricular e Carta de motivação.
Condição preferencial: o envolvimento na conceção/ implementação de um negócio ou projeto.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)
Regras de Avaliação e Classificação
O Curso estrutura-se em 10 módulos sequenciais e realizados, na totalidade, à distância. Cada módulo tem uma calendarização e avaliação próprias a definir pelos docentes responsáveis pela respectiva lecionação. Os trabalhos propostos para avaliação final em cada módulo deverão estar articulados com o desenvolvimento dos projetos dos formandos a apresentar no final do curso. A avaliação é contínua e desenvolve-se a partir de tarefas concretas, em consonância com os objetivos de cada módulo, e do acompanhamento sistemático do trabalho individual dos formandos. Prevê-se também a modalidade de trabalhos de grupo em determinados momentos/ módulos, utilizando para o efeito diversos suportes: fórum, chat, Wiki. Cada formando só poderá apresentar o projeto (Módulo 10) se tiver concluído com sucesso a avaliação em todos os módulos anteriores.
A finalização do curso supõe a realização de todas as atividades propostas, conduzindo a uma nota final expressa na escala de 0-20 valores, sendo necessário o mínimo de 10 valores para aprovação final.
Em cada módulo existe um responsável pela coordenação científica e pedagógica que assegura as condições de efetivação do processo de ensino-aprendizagem, e co-responsáveis que partilham a docência, o acompanhamento dos formandos e o processo de avaliação, de cada formando e do módulo em concreto.
Cada módulo temático disponibiliza, no momento inicial, um conjunto de materiais de apoio, nomeadamente, textos selecionados; exercícios práticos; manuais de apoio (que poderão incorporar links e sugestão de leituras adicionais em determinados temas).
As interações entre formandos e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma, exceto no que diz respeito ao módulo 10.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

A finalização do curso supõe a realização de todas as atividades propostas, conduzindo a uma nota final expressa na escala de 0-20 valores, sendo necessário o mínimo de 10 valores para aprovação final.

Plano de Estudos
Ligações
Mais informações 2017-02-07
Calendário
1º Semestre
Data de início: 15-09-2014
Data de início (primeiro ano): 15-09-2014
Data de fim: 20-12-2014
2º Semestre
Data de início: 09-02-2015
Data de fim: 02-06-2015