a carregar...

Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica

Instituto de Investigação Interdisciplinar

Entidade parceira : Universidade de Aveiro

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5876

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2350.0 €

Coordenador(es) do Curso

Décio Ruivo Martins (decio@fis.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O papel central da Ciência e Tecnologia (C&T) na sociedade de hoje leva à necessidade de pensar a ciência e as suas aplicações de uma forma crítica e sistemática.
O presente programa visa uma formação focada no papel da história das ciências na educação científica e na compreensão pública da ciência.
Configura um espaço académico interdisciplinar que inclui a história das ciências, a educação científica, a comunicação e divulgação das ciências, e a filosofia e sociologia das ciências. Conduz à formação de investigadores em novas áreas relacionadas com a evolução histórica e a função social e cultural da C&T, a articulação com a educação científica, a gestão da informação científica e a preservação do património cultural da ciência.
Oferece uma via de especialização para quem concluiu mestrados em Ensino das Ciências, Comunicação e Educação em Ciência, História e Filosofia das Ciências, História, Ciências da Saúde e Tecnologias, etc., que tenham interesse na História das Ciências.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Conhecer os aspetos mais importantes da evolução das ciências, analisando o seu desenvolvimento como parte da experiência intelectual e social da humanidade.
Desenvolver competências avançadas de investigação no domínio científico da História das Ciências e Educação Científica.
Promover a aquisição de métodos de trabalho de acordo com as tendências atuais da historiografia e da pedagogia, com vista à investigação em unidades nacionais ou internacionais e inserção profissional em instituições de ensino formal, de divulgação da C&T, redes de programação de cultura e ciência (públicas e privadas) e noutros centros difusores e utilizadores da ciência.
Identificar, preservar e mostrar o património histórico-científico português (museológico e documental).
Estimular a leitura e escrita científica bem como a apropriação e o aprofundamento críticos dos conteúdos científicos, com o desenvolvimento de trabalho autónomo de pesquisa em contextos multidisciplinares, quer nacionais quer internacionais.
Regime de Estudo
Presencial / Diurno / Blended learning, apoiados numa plataforma de tipo Moodle / O Programa admite inscrição em tempo parcial
Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
2. O reconhecimento referido nas alíneas c) e d) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia será feito nos termos estabelecidos pelos Regulamentos de Estudos e dos Programas de Doutoramento das UA e UC, instituídos quer pelo Decreto-­Lei 74/2006, alterado pelo Decreto-­Lei nº 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-­Lei nº230/2009, de 14 de setembro, quer pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.
Regras de Avaliação e Classificação
As Regras de avaliação e classificação são as definidas nos termos estabelecidos pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso é constituído, no primeiro semestre, por três unidades curriculares fixas na área científica de História das Ciências e Educação Científica e uma unidade curricular de Opção Livre. A Opção Livre será oferecida pelas duas universidades, do conjunto de unidades curriculares dos respetivos cursos graduados. A opção será feita pelos estudantes em função das suas necessidades específicas para prosseguimento de estudos. Estas quatro unidades curriculares perfazem um total de 24 ECTS obrigatórios e 6 ECTS livres. No segundo semestre os estudantes realizarão um Projeto de Investigação, correspondendo a 30 ECTS. O segundo e terceiro ano do programa doutoral são destinados à realização de uma tese, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-01-16 a 2019-01-15
R/A-Cr 10/2013 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-02-25