Curso de Formação em Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais

Objetivos do Curso

(i) Reconhecer particularidades e especificidades das plantas aromáticas no que respeita aos aspetos morfológicos, metabólicos e ecofisiológicos; (ii) Identificar fatores que afetam a qualidade das plantas aromáticas e que condicionam o seu processamento; (iii) Conhecer os diversos processos extrativos usados na obtenção de óleos essenciais e outros extratos aromáticos; (iv) Conhecer normas de qualidade de âmbito internacional e sobre as metodologias analíticas adequadas à caracterização e controlo de qualidade de plantas aromáticas e seus extratos; (v) Identificar as possíveis aplicações de plantas aromáticas e óleos essenciais em cuidados de saúde e o seu potencial para as indústrias farmacêutica, de cosméticos e alimentar.

Condições de Acesso e Ingresso

É recomendável que os candidatos possuam formação académica de nível superior em área das ciências da vida. Os processos de selecção e admissão de candidatos são fundamentados na apreciação curricular e da Carta de Motivação. A experiência profissional nos domínios da produção, processamento e uso de plantas aromáticas e medicinais, assim como motivações especiais declaradas, podem ser tomadas em conta para a admissão.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Ensino a Distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Os estudantes são solicitados a realizar quatro actividades, uma por cada módulo do curso, para consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos. O cumprimento, com aproveitamento, da actividade determina o acesso ao módulo seguinte.
Classificação final: Aprovado ou Reprovado.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes devem desenvolver competências para uso da linguagem técnica, com evidência de compreensão dos conceitos fundamentais, para execução de práticas comuns na produção de plantas aromáticas e preparação de óleos essenciais. Devem desenvolver competências para exercício de análise crítica sobre qualidade de plantas aromáticas e óleos essenciais e reconhecimento da valia de metodologias analíticas.

Coordenador(es) do Curso

Carlos Manuel Freire Cavaleiro
cavaleir@ci.uc.pt

Lígia Maria Ribeiro Pires Salgueiro da Silva Couto
ligia@ff.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Trimestre(s)

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Ligações