Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos

Objetivos do Curso

A formação especializada de profissionais na área de cuidados continuados e paliativos e, assim, melhorar a qualidade dos cuidados prestados no alívio do sofrimento em fim de vida, dando resposta às crescentes exigências na prestação de cuidados de longa duração, num contexto de doença crónica e incurável e da pessoa
dependente.
• Dar Formação adequada para desenvolver, e apoiar, investigação de qualidade, em cuidados continuados e paliativos.

Condições de Acesso e Ingresso

São admitidos os titulares de grau de licenciado, mestrado integrado ou equivalente legal, nas áreas de Medicina, Medicina Dentária, Enfermagem, Psicologia, Ciências Farmacêuticas, Serviço Social, Tecnologias da Saúde e Gestão, formados nas Universidades ou outros estabelecimentos de Ensino Superior Portugueses ou com habilitação legalmente equivalente. Excecionalmente, após apreciação curricular, pelo Conselho Científico, podem ser admitidos à candidatura e à inscrição outros profissionais licenciados envolvidos na prestação de cuidados continuados e paliativos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O mestrado pretende criar as condições para o desenvolvimento de uma formação diferenciada que dote os alunos com competências na área dos Cuidados Continuados e Paliativos. Pretende-se também que este Mestrado promova um aumento na qualidade do exercício profissional, científico e investigação nas diferentes áreas que abrange.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Reconhecer e justificar a importância/especificidades da intervenção em cuidados continuados e paliativos nas diferentes etapas da vida, na sua prática assistencial.
Intervir com eficácia no controlo e no alívio sintomático.
Comunicar eficazmente, com o doente e família, atendendo às circunstâncias específicas de cada caso.
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa num contexto de prestação de cuidados continuados e paliativos.
Conceber um plano assistencial de qualidade à pessoa com doença grave e/ou crónica avançada e progressiva, maximizando a sua qualidade de vida e diminuindo o sofrimento.
Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica na análise de assuntos complexos inerentes à prática dos cuidados paliativos.
Elaborar uma proposta de criação, organização e de avaliação da qualidade de serviços na área dos cuidados paliativos.
Avaliar diferentes propostas de organização e gestão de serviços na área dos cuidados paliativos e justificar as suas opções.

Coordenador(es) do Curso

José Manuel Borges Nascimento Costa
uc12934@uc.pt

Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado
mdourado@fmed.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Maria Joana Lima Barbosa Melo
uc16360@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou estágio , que totalizam 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os mestres em Cuidados Continuados e Paliativos possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Cuidados Continuados e Paliativos

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M657

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2021
Data de fim: 17-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 20-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-07-31 a 2022-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2013-02-11

Documentos

17_2017_Guião de autoavaliação

19_2017_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

27_2017_Decisão do Conselho de Administração