a carregar...

Curso de Formação em Dermofarmácia

Faculdade de Farmácia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2012-2013

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

30 HORAS

Créditos ECTS

3.0

Coordenador(es) do Curso

João José Martins Simões Sousa (jjsousa@ci.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A Dermofarmácia é uma área onde existe grande consumo de medicamentos e outros produtos de saúde, sendo o farmacêutico solicitado frequentemente para o aconselhamento e para a manipulação. É reconhecido ser necessário um conhecimento científico cada vez mais profundo e atualizado para exigir que o mercado farmacêutico sirva melhor os doentes. Para se conseguirem os objetivos do curso, desenhou-se uma estrutura de modo a selecionar os conhecimentos a integrar nos tempos de contato dos estudantes com docentes do grupo da química, da biologia, das ciências farmacêuticas e dermatologistas. Sendo objeto de estudo algumas patologias e respetivos tratamentos, julga-se necessário reciclar e atualizar os conhecimentos inerentes à biologia da pele e da permeação cutânea, com ênfase nas diferenças relativas à pele com patologia e evidenciar a importância das características dos fármacos e dos medicamentos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se atualizar o conhecimentos dos formandos sobre a Biologia da pele e Permeação cutânea, aprofundar o conhecimento específico sobre algumas variedades de Dermatitis e Anomalias da pigmentação cutânea e aumentar a competência para melhor selecionar os medicamentos e produtos de saúde e promover a capacidade de aconselhamento ao doente.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados em Ciências Farmacêuticas; Mestres em Ciências Farmacêuticas

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Não aplicável
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação final é obtida após realização de teste final de avaliação de conhecimentos, cotado numa escala de 0 a 20 valores.
Plano de Estudos