a carregar...

Curso de Formação em Farmacovigilância e Gestão de Risco

Faculdade de Farmácia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2012-2013

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

30 HORAS

Créditos ECTS

3.0

Coordenador(es) do Curso

Francisco Jorge Batel Marques (fracmarq@ci.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A Farmacovigilância é uma área científica que tem como objecto a identificação, validação, quantificação, avaliação e minimização de efeitos adversos nos medicamentos e produtos de saúde visando promover a sua segurança e avaliando a respectiva relação benefício-risco.
O cumprimento dos objectivos acima referidos pressupõe uma adaptação constante dos Sistemas de Farmacovigilância a novas características do mercado farmacêutico e em particular à regulamentação na área da segurança do medicamento. Nesse contexto, assistiu-se a uma recente evolução da regulamentação europeia para o cumprimento da qual se torna pertinente proporcionar aos profissionais de saúde, que integram os sistemas de farmacovigilância, uma formação actualizada sobre os procedimentos da notificação espontânea e gestão da informação sobre segurança dos medicamentos no espaço europeu, bem como sobre os fundamentos farmacológicos da iatrogenia medicamentosa. A referida formação deve ainda proporcionar a aquisição de conhecimentos e de capacidades sobre os modelos de farmacovigilância activa e gestão de risco, bem como de modelos de estudos observacionais que contribuem para uma melhor caracterização do perfil de segurança do medicamento e da eficácia das acções de minimização de risco.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Este curso destina-se a promover a aquisição ou aperfeiçoamento dos conhecimentos na área da segurança do medicamento, farmacovigilância e da gestão de risco.
a)A farmacoepidemiologia e a avaliação da relação benefício-risco no ciclo de vida do medicamento; principais modelos de estudos na investigação epidemiológica da exposição ao medicamento e da avaliação do efeito iatrogénico. Estudos de segurança pós AIM (PASS) e monitorização activa das RAMs (Modelos PEM);
b)Reacções Adversas a Medicamentos (RAMs) aspectos clínicos e epidemiológicos; A Farmacovigilância em Portugal e a evolução do enquadramento regulamentar; os profissionais de saúde, a indústria farmacêutica e os utentes no sistema nacional de farmacovigilância (SNF); os procedimentos de detecção, notificação e avaliação de RAMs; Geração e avaliação de sinais. Os relatórios periódicos de segurança e a transmissão electrónica (portal Europeu);
c)A gestão de risco no contexto do medicamento e seu quadro regulamentar; as fases dos sistemas de gestão de risco e as estratégias de detecção, avaliação, minimização e comunicação de risco; planos de gestão de risco e avaliação da sua efectividade; planos de gestão de risco a nível europeu; a gestão do risco a nível comunitário, hospitalar e na indústria farmacêutica.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados em Ciências Farmacêuticas; Mestres em Ciências Farmacêuticas

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Não aplicável
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação final é obtida após realização de teste final de avaliação de conhecimentos, cotado numa escala de 0 a 20 valores.