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Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Departamento de Engenharia Civil

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9508

Tipo de Curso

1º e 2º Ciclo - Mestrado Integrado

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

10 Semestre(s)

Créditos ECTS

300.0

Categoria

Mestrado Integrado

Coordenador(es) do Curso

José Alfeu Almeida de Sá Marques (jasm@dec.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Paulo Jorge Rodrigues Amado Mendes (pamendes@dec.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O objetivo geral principal do ciclo de estudos é formar profissionais capazes de acompanhar e de intervir a nível da inovação científica e tecnológica no domínio da Engenharia do Ambiente, proporcionando aos estudantes uma formação sólida em áreas estruturantes, tais como a matemática, a física, a química, a biologia, para além das específicas ligadas ao planeamento, conceção, projeto, execução e gestão de todas as intervenções no território destinadas a preencher as necessidades da sociedade. Pretende-se, também, encorajar os estudantes a valorizar competências e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico e a criatividade, o sentido crítico e o de responsabilidade, o aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, a capacidade de auto adaptação, a capacidade de comunicação, a valorização do conhecimento, sempre sem perder nunca de vista a promoção do desenvolvimento sustentável.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O objetivo geral da aprendizagem é o de que os estudantes, no fim do ciclo de estudos, consigam dominar a utilização de conceitos e técnicas da engenharia necessários para a intervenção em todos os diversos domínios que caracterizam a profissão de Engenheiro do Ambiente. Para a concretização deste objetivo geral, o ciclo de estudos pretende conciliar os seguintes objetivos específicos: i) fornecer uma formação cuidada nas ciências básicas, nomeadamente na matemática, na física, na química e na biologia/bioquímica, que proporcione aos estudantes os conhecimentos teóricos indispensáveis à posterior aprendizagem de conteúdos mais tecnológicos e especializados; ii) fornecer uma formação de banda larga, com análise aprofundada dos aspetos formativos essenciais das grandes áreas
técnicas e científicas da Engenharia do Ambiente; iii) fornecer uma pré-especialização numa dessas áreas.
De forma a operacionalizar estes três objetivos, o curso está estruturado com base em quatro anos curriculares de formação obrigatória comum e num quinto ano curricular de nítida diferenciação em duas especializações: Território e e Gestão do Ambiente e Tecnologia e Gestão do Ambiente. Com esta estruturação
visa-se proporcionar, nos quatro primeiros anos, aos futuros profissionais um largo espectro de conhecimentos técnicos e científicos, que no quinto ano será complementado com conhecimentos mais específicos numa determinada área de especialização e que se situem ao nível dos conhecimentos de ponta da
mesma. Com o conhecimento e a compreensão das matérias lecionadas nas unidades curriculares do ciclo de estudos, pretende-se que estejam criadas as condições para o desenvolvimento nos estudantes das competências em resolver problemas, em realizar trabalho experimental, em aplicar na prática os conhecimentos teóricos e em serem capazes de os comunicar tanto a especialistas como a não especialistas e, num nível mais avançado, a competência de análise e síntese, competência esta que, ao traduzir-se na capacidade de conceber, planear e
projetar, é muito importante que os futuros engenheiros adquiram.
Para além destas competências de natureza específica associadas à Engenharia do Ambiente, pretende-se que as estratégias, os métodos de ensino adotados e os próprios processos de avaliação das unidades curriculares possam proporcionar aos estudantes outro tipo de competências, que contribuam para o desenvolvimento da vertente pessoal e cívica e também importantes ao futuro exercício da profissão em toda a sua plenitude, como sejam a capacidade de adquirir conhecimentos autonomamente, de sentido crítico e de responsabilidade, de gestão de informação, de trabalho em grupo e em equipas interdisciplinares, etc.
Os meios qualitativos usados na avaliação do grau de cumprimento dos objetivos de aprendizagem são os resultados dos inquéritos aos estudantes e docentes, os resultados da monitorização do sucesso escolar e o feedback dos empregadores.
Regime de Estudo
A tempo integral em regime presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os mestres em Engenharia do Ambiente podem candidatar-se a programas doutorais.
Condições de Acesso e Ingresso

As provas de ingresso devem corresponder a um dos seguintes conjuntos:

Física e Química (07) e Matemática A (19);
ou
Biologia e Geologia (02) e Matemática A (19).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A frequência prévia de outros cursos de engenharia pode dar equivalência a disciplinas do curso.
As equivalências são definidas em função dos conteúdos e da carga horária das disciplinas realizadas.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Engenharia do Ambiente, pelo elevado nível de qualidade da sua formação estão aptos a exercer funções num largo espectro de perfis de emprego identificados para a Engenharia do Ambiente, dos quais se salientam os seguintes:
• gabinetes de planeamento e projecto ambiental;
• empresas de consultoria;
• empresas industriais e comerciais no sector do ambiente;
• departamentos municipais de ambiente;
• direcções gerais e regionais do estado no sector do ambiente;
• institutos públicos no sector do ambiente;
• laboratórios e instituições de investigação;
• ensino.
Pelo tipo de formação adquirida ficarão ainda habilitados, se assim o desejarem, a encetar e a prosseguir uma carreira como investigadores, pela via do doutoramento.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa pública de uma dissertação

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2014-11-24 a 2019-11-23
R/A-Ef 1586/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18