Licenciatura em Matemática

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Matemática (LM) tem como objetivo dar formação sólida nas matérias básicas do conhecimento matemático e suas aplicações, fundamental para o acesso aos Mestrados em Matemática ou Ensino da Matemática. As competências desenvolvidas durante a LM possibilitam também a entrada direta na vida ativa.
Ao terminar a LM, os estudantes devem ter desenvolvido a capacidade de: utilizar e construir argumentos lógicos, em particular, dominar técnicas de prova e saber aplicar as leis da lógica nas demonstrações matemáticas; compreender e comunicar conceitos e ideias matemáticas com clareza e coerência; usar ferramentas computacionais na resolução de problemas matemáticos; criar/usar modelos matemáticos para resolver problemas reais.
A LM com Menor permite complementar a formação em Matemática com estudos universitários noutra área científica, alargando o espetro de conhecimentos e competências dos alunos e, consequentemente, as possibilidades de inserção no
mercado de trabalho.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
19 Matemática A

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Docência, Bancos, Seguradoras, Indústria, Comércio, Serviços, Empresas de software, Administração Pública.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A LM tem como objetivo dar formação sólida nas matérias básicas do conhecimento matemático e suas aplicações. As principais aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes ao longo deste ciclo de estudos são:
• Conhecimento de resultados matemáticos e capacidade para comunicar conceitos e ideias matemáticas com clareza e coerência;
• Capacidade de generalização e abstração e argumentação lógica, em particular, dominar técnicas de prova e saber aplicar as leis da lógica nas demonstrações matemáticas;
• Capacidade de cálculo e competência na utilização de ferramentas computacionais;
• Capacidade de formular e resolver problemas, incluindo a utilização de modelos matemáticos para situações reais;
• Qualidades de trabalho individual e capacidade de trabalhar em equipa;
• Espírito crítico, autonomia e iniciativa de aprendizagem.
O plano de estudos da LM reflete esse objetivo e o programa, assim como a metodologia a praticar em cada unidade curricular contribuem para esse fim comum e para o desenvolvimento das aptidões e competências indicadas.
A avaliação do grau de cumprimento dos objetivos do ciclo de estudos é feita através de vários mecanismos disponíveis que permitem monitorizar e medir o grau de cumprimento dos objetivos e do programa de cada unidade curricular, analisar os resultados da avaliação, recolher a opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares de que são responsáveis e auscultar a opinião dos estudantes através das respostas os inquéritos disponibilizados no final de cada semestre.

Coordenador(es) do Curso

Júlio Severino das Neves
jsn@mat.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Daniel Alexandre Peralta Marques Pinto
dpinto@mat.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho. O plano de estudos enquadra-se no Despacho nº 12908/2008.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A conclusão da Licenciatura em Matemática (sem Menor) obriga à obtenção de um número mínimo de 180 ECTS, distribuídos pelas áreas de Matemática (pelo menos 129 ECTS), Computação (pelo menos 15 ECTS), Física ou outra. A conclusão da Licenciatura em Matemática com Menor obriga à obtenção de um número mínimo de 180 ECTS, distribuídos pelas áreas de Matemática (pelo menos 129 ECTS), Computação (pelo menos 15 ECTS) e pela área científica do Menor.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a estudos de 2º Ciclo.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Matemática
Áreas de especialização
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Matemática com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9209

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1545/2011/AL01

2019-05-17

Documentos

Publicacao_DR

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração