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Licenciatura em Matemática

Departamento de Matemática

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9209

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

6 Semestre(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Maria de Fátima da Silva Leite (fleite@mat.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A Licenciatura em Matemática (LM) tem como objetivo dar formação sólida nas matérias básicas do conhecimento matemático e suas aplicações, fundamental para o acesso aos Mestrados em Matemática ou Ensino da Matemática. As competências desenvolvidas durante a LM possibilitam também a entrada direta na vida ativa.
Ao terminar a LM, os estudantes devem ter desenvolvido a capacidade de: utilizar e construir argumentos lógicos, em particular, dominar técnicas de prova e saber aplicar as leis da lógica nas demonstrações matemáticas; compreender e comunicar conceitos e ideias matemáticas com clareza e coerência; usar ferramentas computacionais na resolução de problemas matemáticos; criar/usar modelos matemáticos para resolver problemas reais.
A LM com Menor permite complementar a formação em Matemática com estudos universitários noutra área científica, alargando o espetro de conhecimentos e competências dos alunos e, consequentemente, as possibilidades de inserção no
mercado de trabalho.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A LM tem como objetivo dar formação sólida nas matérias básicas do conhecimento matemático e suas aplicações. As principais aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes ao longo deste ciclo de estudos são:
• Conhecimento de resultados matemáticos e capacidade para comunicar conceitos e ideias matemáticas com clareza e coerência;
• Capacidade de generalização e abstração e argumentação lógica, em particular, dominar técnicas de prova e saber aplicar as leis da lógica nas demonstrações matemáticas;
• Capacidade de cálculo e competência na utilização de ferramentas computacionais;
• Capacidade de formular e resolver problemas, incluindo a utilização de modelos matemáticos para situações reais;
• Qualidades de trabalho individual e capacidade de trabalhar em equipa;
• Espírito crítico, autonomia e iniciativa de aprendizagem.
O plano de estudos da LM reflete esse objetivo e o programa, assim como a metodologia a praticar em cada unidade curricular contribuem para esse fim comum e para o desenvolvimento das aptidões e competências indicadas.
A avaliação do grau de cumprimento dos objetivos do ciclo de estudos é feita através de vários mecanismos disponíveis que permitem monitorizar e medir o grau de cumprimento dos objetivos e do programa de cada unidade curricular, analisar os resultados da avaliação, recolher a opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares de que são responsáveis e auscultar a opinião dos estudantes através das respostas os inquéritos disponibilizados no final de cada semestre.
Regime de Estudo
Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a estudos de 2º Ciclo.
Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso: Matemática A (19)

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A aprendizagem prévia é analisada e eventualmente reconhecida por equivalências.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho. O plano de estudos enquadra-se no Despacho nº 12908/2008.
Saídas Profissionais
Docência, Bancos, Seguradoras, Indústria, Comércio, Serviços, Empresas de software, Administração Pública.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

A conclusão da Licenciatura em Matemática (sem Menor) obriga à obtenção de um número mínimo de 180 ECTS, distribuídos pelas áreas de Matemática (pelo menos 129 ECTS), Computação (pelo menos 15 ECTS), Física ou outra. A conclusão da Licenciatura em Matemática com Menor obriga à obtenção de um número mínimo de 180 ECTS, distribuídos pelas áreas de Matemática (pelo menos 129 ECTS), Computação (pelo menos 15 ECTS) e pela área científica do Menor.

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-07-29 a 2022-07-28
R/A-Ef 1545/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18