Licenciatura em Física

Objetivos do Curso

O 1º ciclo em Física visa desenvolver: conhecimento e compreensão profundos de Física Básica; capacidade de análise e síntese; capacidade de aprender; criatividade, aplicação prática do conhecimento; adaptabilidade; capacidade crítica e autocrítica; contacto com a profissão; capacidade de investigar; interdisciplinaridade; comunicação oral e escrita; consciência ética; competências interpessoais; computação elementar, tomada de decisões; capacidade estimativa; capacidade matemática; competência experimental; resolução de problemas; competência em modelação; pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo fornecer uma sólida formação científica de base em Matemática, Química e em Física Clássica e Moderna, de acordo com os princípios gerais referentes ao ciclo de estudos conferente do grau de licenciado.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
07 Física e Química
19 Matemática A

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 100 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Física confere formação para um conjunto de saídas profissionais que não exijam forte especialização em Física, como técnicos em instituições públicas ou privadas, animadores e divulgadores de ciência, e outras atividades na área das tecnologias da informação, atividades de investigação em laboratórios de I&D, no sector dos serviços e no sector financeiro, em empresas de desenvolvimento e teste de software, em empresas de desenvolvimento e manutenção de instrumentação, em unidades de saúde; atividades de ensino e difusão de ciência no sistema de ensino, em centros interativos de divulgação de ciência e em museus de ciência.

Regime de Estudo

Tempo-integral, presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do RAUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso os alunos deverão: ter sólido conhecimento da estrutura lógica e matemática, suporte experimental e fenómenos físicos abrangidos pelas teorias físicas mais importantes; estar familiarizados com os métodos experimentais mais importantes; dominar e compreender o uso de métodos matemáticos e numéricos; ser capazes de realizar experiências autonomamente, assim como descrever, analisar, e avaliar criticamente dados experimentais; ser capazes de utilizar e desenvolver sistemas de computação para processamento de informação, cálculo numérico, simulação e modelação de processos físicos e controlo de experiências; ter compreendido modo como a investigação em Física se processa e se aplica a outros domínios; ser capazes de desenvolver atividade profissional no âmbito da Física Aplicada; planear e gerir tecnologias relacionadas com a Física em setores como a indústria, ambiente, saúde, cultura, administração pública e banca; levar a cabo a popularização de temas da Física.

Coordenador(es) do Curso

Fernando Manuel Silva Nogueira
fnog@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A conclusão do curso obriga à obtenção de um número mínimo de 180 ECTS. A Licenciatura em Física com um menor requer que 150 ECTS sejam obtidos no maior em Física e 30 ECTS sejam obtidos num menor numa área científica complementar.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A licenciatura em física, permite ao diplomado prosseguir os seus estudos no 2º ciclo (Mestrado), na Universidade de Coimbra ou noutra universidade nacional ou estrangeira.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Física
Áreas de especialização
Licenciatura em Física
Licenciatura em Física com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9141

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1543/2011/AL01

2021-03-29

Documentos

Publicação em Diário da República

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração