Licenciatura em Biologia

Objetivos do Curso

Pretende-se com este ciclo de estudos promover a formação em Biologia, num alargado leque de áreas: Biologia Celular e Molecular, Fisiologia, Diferenciação e Desenvolvimento, Biodiversidade e Taxonomia, Genética, Ecologia, Ambiente, Conservação e Bioinformática. São ainda objetivos deste ciclo de estudos:
- Fornecer conhecimentos essenciais de Matemática, Física, Química e Bioquímica.
- Fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma atividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Indústria (Agroalimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer internacional.
- Promover uma formação inicial de banda larga em Biologia que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
ou
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Investigação científica (Universidades, institutos de investigação científica), atividades produtivas (hospitais, laboratórios de serviços e análises, empresas dos ramos agroalimentar, químico, farmacêutico, biotecnológico, gabinetes de estudos de impacte ambiental) e Administração Pública (museus, gestão de áreas protegidas e serviços do Ministério da Agricultura e do Ministério do Ambiente, autarquias, entre outros).

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

As regras de avaliação e classificação em vigor no curso de Licenciatura em Biologia são as previstas no capítulo IV do “Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra”, Regulamento nº 321/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 162, de 23 de agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Em observância dos descritores de Dublin, a licenciatura em Biologia confere aos alunos um conjunto de competências transversais (instrumentais, pessoais e sistémicas), bem como diversas competências específicas, relativas à área da Biologia. Os dois tipos de competências (transversais e específicas) estão identificados e distribuídos pelas unidades curriculares do plano de estudos, de acordo com os respetivos objetivos e com as metodologias de ensino adotadas (e.g. ensino teórico, prático, tutorial).
A licenciatura em Biologia da UC proporciona uma formação pluridisciplinar e um leque de opções académicas de especialização com sólidas competências científicas, através de uma formação teórica forte em simultâneo com a prática laboratorial e o desenho experimental. Os Biólogos formados na UC ficam habilitados a prosseguir a sua formação avançada (2º e 3º ciclos) em diversas áreas de especialização ou a iniciar uma atividade nas seguintes áreas: Investigação em Ambiente, Biotecnologia, Saúde e Biodiversidade e Conservação; Divulgação científica; Consultoria, auditoria, gestão e assessoria técnica no domínio do ambiente.

Coordenador(es) do Curso

Maria Cristina Amaral Penas Nabais dos Santos
crnabais@bot.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho
cafe@bot.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A aprendizagem prévia é analisada e eventualmente reconhecida por equivalências, de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e da Experiência profissional da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 191/2014, publicado em Diário da República, 2ª série, nº 93 de 15/05/2014).

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A licenciatura em Biologia tem a duração de 6 semestres letivos, correspondente à obtenção de 180 ECTS e está estruturada em dois percursos alternativos:
- Licenciatura em Biologia (percurso sem Menor).
- Licenciatura em Biologia com Menor. O Menor será realizado numa área científica diferente da dominante do curso, de acordo com a lista de Menores aprovada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (30 ECTS na área científica do Menor).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A licenciatura em Biologia possibilita o acesso aos cursos de 2º ciclo – mestrados. Na UC garante o acesso ao mestrado de continuidade (Mestrado em Biologia) e possibilita a candidatura a diversos mestrados de especialização (e.g. Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal; Ecologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, etc).

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Biologia
Áreas de especialização
Biologia
Variante com Menor

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9011

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2017-05-02 a 2023-05-01
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18

Documentos

19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

17_2014_Guião de autoavaliação

27_2014_Decisão do Conselho de Administração