a carregar...

Licenciatura em Antropologia

Departamento de Ciências da Vida

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9448

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

6 Semestre(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Ana Maria Gama da Silva (amgsilva@antrop.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Fernando José Pereira Florêncio (fjpf@ci.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A licenciatura em Antropologia contempla o estudo da variabilidade biológica, cultural e social do Homem, tendo por objectivo genérico mostrar como o conhecimento sobre a evolução humana, a comparação etnográfica, a saúde, a doença, a cultura material (entre outras), nos pode ajudar a equacionar, analisar e interpretar os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado. Nesta licenciatura os alunos irão lidar com conhecimento sobre genes, ossos, artefactos e linguagens, comportamentos e normas, símbolos e instituições, discursos e narrativas, partindo de um descentramento epistemológico que decorre da diversidade cultural e biológica das sociedades humanas.
Formação sobre a variabilidade biológica, social e cultural dos grupos humanos, tendo por objectivo articular a informação sobre a evolução e sobre a diversidade cultural e social. Interpretar, analisar e compreender os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado.
O curso de Antropologia tem uma duração de 6 semestres lectivos (3 anos) e está estruturado em dois percursos alternativos:
- Licenciatura em Antropologia sem menor (180 ECTS) e
- Licenciatura em Antropologia com maior em Antropologia (150 ECTS) e menor numa área científica complementar (30 ECTS).
Regime de Estudo
Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A licenciatura em Antropologia dá acesso aos diversos Mestrados, incluindo aos Mestrados de Continuidade : Evolução e Biologia Humanas e Antropologia Social e Cultural;
Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Biologia e Geologia (02) ou Geografia (09) ou História (11);

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
N.A.
Enquadramento Legal da Qualificação
Despacho n.º 20658 -M/2007 publicado no Diário da República n. 173, 2.ª série, suplemento de 7 de Setembro e com as alterações constantes do Despacho nº13148/2008, Diário da Republica, 2.ª série nº90, de 09 de Setembro
Saídas Profissionais
Museus, autarquias, universidades e centros de investigação, bem como, organizações e instituições nacionais e internacionais, laboratórios de serviços, desenvolvimento regional, ordenamento do território, património e turismo. Empresas de pesquisas de mercado, assessoria, consultadoria,
saúde e comunicação.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

A licenciatura é obtida com 60 ECTS obrigatórios na área Antropologia Social e Cultural (ASC), 78 na área de Antropologia Biológica (AB) para além de ECTS optativos na área de ASC (6 a 18 ECTS) e Interdisciplinar (24 a 36 ECTS); A licenciatura em Antropologia com Menor, inclui 60 ECTS obrigatórios em ASC, 78 ECTS em AB e 30 na área científica do menor.

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-07-21 a 2021-07-20
R/A-Ef 1535/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18