Licenciatura em Antropologia

Objetivos do Curso

A licenciatura em Antropologia contempla o estudo da variabilidade biológica, cultural e social do Homem, tendo por objectivo genérico mostrar como o conhecimento sobre a evolução humana, a comparação etnográfica, a saúde, a doença, a cultura material (entre outras), nos pode ajudar a equacionar, analisar e interpretar os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado. Nesta licenciatura os alunos irão lidar com conhecimento sobre genes, ossos, artefactos e linguagens, comportamentos e normas, símbolos e instituições, discursos e narrativas, partindo de um descentramento epistemológico que decorre da diversidade cultural e biológica das sociedades humanas.
Formação sobre a variabilidade biológica, social e cultural dos grupos humanos, tendo por objectivo articular a informação sobre a evolução e sobre a diversidade cultural e social. Interpretar, analisar e compreender os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado.
O curso de Antropologia tem uma duração de 6 semestres lectivos (3 anos) e está estruturado em dois percursos alternativos:
- Licenciatura em Antropologia sem menor (180 ECTS) e
- Licenciatura em Antropologia com maior em Antropologia (150 ECTS) e menor numa área científica complementar (30 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
09 Geografia
11 História

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Museus, autarquias, universidades e centros de investigação, bem como, organizações e instituições nacionais e internacionais, laboratórios de serviços, desenvolvimento regional, ordenamento do território, património e turismo. Empresas de pesquisas de mercado, assessoria, consultadoria,
saúde e comunicação.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A licenciatura em Antropologia tem como objetivo proporcionar uma formação base teórica e prática nas áreas de Antropologia Biológica, Social e Cultural. O plano de estudos desenvolve-se ao longo de três anos, com um conjunto de disciplinas obrigatórias (nas áreas Antropologia Social, Cultural e Biológica) que permitem que os alunos adquiram conhecimentos base sobre a evolução humana, a etnografia, a saúde, a doença, a cultura material (entre outras) e um contacto inicial com os respetivos métodos de investigação. Esta formação é complementada com a escolha de disciplinas de opção de lista aberta (na área interdisciplinar) a partir do 2º ano (4º semestre do curso), permitindo ao aluno complementar e enriquecer a sua formação base antropológica nas áreas que considerar mais relevantes para o seu percurso futuro. O aluno pode também optar por realizar os ECTS da área interdisciplinar escolhendo um dos menores oferecidos pela FCTUC. É promovido o desenvolvimento de competências intelectuais, através da análise, interpretação e discussão de textos e competências práticas, nomeadamente através de trabalhos práticos, elaboração de relatórios, de recensões críticas e apresentações orais. Todas estas competências visam consolidar uma formação de base antropológica.

Coordenador(es) do Curso

Fernando José Pereira Florêncio
fjpf@ci.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Gonçalo João Duro dos Santos
gsantos@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Despacho n.º 20658 -M/2007 publicado no Diário da República n. 173, 2.ª série, suplemento de 7 de Setembro e com as alterações constantes do Despacho nº13148/2008, Diário da Republica, 2.ª série nº90, de 09 de Setembro

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O ciclo de estudos estrutura-se em 6 semestres letivos. O número de créditos necessários para a obtenção do grau é 180 ECTS, estruturado em dois percursos alternativos: Licenciatura em Antropologia sem menor (180 ECTS) e Licenciatura em Antropologia com menor (180 ECTS). Ambos os percursos incluem 75 ECTS obrigatórios na área Antropologia Biológica e 75 ECTS na área da Antropologia Social e Cultural. A Licenciatura sem menor inclui ainda 30 ECTS na área interdisciplinar e a Licenciatura com menor, 30 ECTS em disciplinas de um dos menores aprovados pela FCTUC

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A licenciatura em Antropologia dá acesso aos diversos Mestrados, incluindo aos Mestrados de Continuidade : Evolução e Biologia Humanas e Antropologia Social e Cultural.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Antropologia
Áreas de especialização
Antropologia
Variante com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9448

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1535/2011

2011-03-18

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação